Leclerc pede apoio dos fãs em 2026: 'Especialmente importante'
O "Predestinado" Charles Leclerc terá mais um ano desafiador na Fórmula 1. Durante o lançamento do SF-26, carro da Scuderia Ferrari para a temporada de 2026, o piloto afirmou que o novo regulamento técnico está exigindo um nível de preparação ainda maior e destacou a importância da adaptação aos novos sistemas de gerenciamento de energia dos motores.
Após um ano decepcionante, a Ferrari está determinada a deixar a temporada de 2025 para trás. O novo modelo, que será utilizado por Leclerc e Lewis Hamilton, foi apresentado na última sexta-feira (23) na pista de Fiorano, na Itália. Aproveitando a oportunidade, a equipe também realizou seu primeiro shakedown do novo regulamento.
O novo regulamento causou grandes transformações na Fórmula 1 e iniciou uma nova era. Entre as principais novidades, estão as novas unidades de potência, que passam a ter divisão igual entre motor elétrico e combustão, além do uso de combustível 100% sustentável. A aerodinâmica também passou por mudanças, com o fim do efeito solo e a introdução da aerodinâmica ativa, que permite a angulação das asas ao longo da volta.
Em relação ao seu visual, a SF-26 resgata alguns elementos históricos da Ferrari, combinando o tradicional vermelho com áreas em branco, uma referência ao 312 T de Niki Lauda, com destaque para as laterais da cobertura do motor e a região próxima ao cockpit. O design foi pensado para combinar com os macacões dos pilotos.
No evento, Leclerc falou sobre o nível de exigência para 2026 ser ainda maior, especialmente para aqueles no volante. Segundo o "Il Predestinado", foi preciso que os pilotos se envolvessem diretamente no desenvolvimento do SF-26 desde as fases iniciais do projeto.
"O regulamento de 2026 exige um nível de preparação ainda maior, principalmente para nós, pilotos. Há muitos sistemas novos para entender e otimizar, e é por isso que estivemos fortemente envolvidos desde os estágios iniciais do desenvolvimento", afirmou.
Do ponto de vista técnico, o novo regulamento irá afetar completamente a forma de dirigir e o gerenciamento de energia será algo decisivo, exigindo a rápida adaptação dos pilotos, principalmente nos primeiros meses da temporada.
"O gerenciamento de energia e a unidade de potência estarão entre os aspectos mais importantes. Será um desafio fascinante, que exigirá confiar mais no instinto no início e, depois, cada vez mais em dados precisos", explicou.
O SF-26 terá sua estreia durante os primeiros testes em Barcelona. Mas, para o monegasco, além do trabalho técnico, o emocional tambémserá importante na nova temporada: "O apoio dos fãs será especialmente importante nesta temporada. É o que torna a Ferrari tão única e nos impulsiona a dar o nosso melhor", concluiu Leclerc.
Ver essa foto no Instagram