PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Guilherme Mazieiro

Lula chama Dino e Lewandowski para reunião nesta quinta e deve oficializar troca na Justiça

A expectativa é de que o mandatário oficializará a troca no comando da pasta de Dino, que tomará posse como ministro do STF

10 jan 2024 - 22h37
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Lula convidou o ministro da Justiça e Segurança Pública (Flávio Dino) e o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (Ricardo Lewandowski) para uma reunião no Palácio do Planalto para oficializar a troca no comando da pasta de Dino.
Ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski
Ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski
Foto: Dida Sampaio/Estadão / Estadão

O presidente Lula (PT) chamou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski para uma reunião às 11h desta quinta, 11, no Palácio do Planalto. A expectativa é de que o mandatário oficializará a troca no comando da pasta de Dino, que tomará posse como ministro do STF em 22 de fevereiro.

Nesta segunda, 8, Lula se reuniu com Lewandowski. O entorno do ex-ministro do Supremo diz que dificilmente ele negaria um convite, mas gostaria de montar sua equipe. Desde que o nome de Dino foi aprovado para o STF, o ex-ministro é cotado como principal nome para assumir a Justiça.

De boa relação com Lula, Lewandowski foi sondado ainda na transição e auxiliares do presidente cogitaram sua ida para o Ministério da Defesa. À época, o jurista ainda exercia a função no STF, da qual se aposentou em maio de 2023.

Fontes ligadas ao Ministério da Justiça relataram à coluna que internamente o nome de Lewandowski já é entendido como o de novo ministro, só faltando a oficialização no cargo. Essas fontes relataram que há expectativa de que o novo ministro reformule equipes das áreas de inteligência e segurança, além de secretários.

Na noite desta quarta, 10, segundo informações da GloboNews, Dino foi ao Palácio da Alvorada - residência oficial da Presidência - conversar com Lula.

Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade