PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Política

Lula marca reunião com Lewandowski, favorito para assumir Ministério da Justiça

Conversa deve acontecer nesta segunda-feira, 8, em Brasília. Ricardo Lewandowski é o nome mais cotado para assumir comando da pasta

8 jan 2024 - 10h33
(atualizado às 12h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Ricardo Lewandowski
Ricardo Lewandowski
Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou uma reunião nesta segunda-feira, 8, com o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, para debater questões relacionadas ao futuro do Ministério da Justiça. As informações são do colunista Guilherme Mazieiro, do Terra.

Após a indicação do atual ministro da Justiça, Flávio Dino, para o STF, Ricardo Lewandowski emergiu como o favorito para assumir a pasta. Ele se tornou o nome de consenso na base de Lula. Lewandowski é visto como uma indicação que pode evitar potenciais disputas entre diferentes alas da esquerda que têm interesse na vaga. 

O Ministério da Justiça é reconhecido como uma pasta estratégica para a articulação com os demais poderes. No início de dezembro, fontes próximas a Lewandowski afirmaram que um convite ao ex-ministro por parte do presidente seria praticamente "impossível de ser recusado". 

Lewandowski está em Brasília para participar do evento marcado para o dia 8 de janeiro. Ele possui experiência em projetos relacionados ao sistema prisional, audiências de custódia, saúde dos detentos e sistema de execução unificada, oriunda de seu período como presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Recentemente, Lewandowski tem seguido o protocolo, afirmando que não recebeu convite. Em conversas sobre o assunto, a possibilidade de aceitar qualquer convite foi descartada.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade