PUBLICIDADE

Fuzis e sexo: veja os cartões de Natal que chocaram em 2015

Na tentativa de usar o humor em tom de crítica, algumas famílias "perderam a mão" e passaram dos limites

19 dez 2015 - 12h22
(atualizado às 13h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Trocadilho dos Yoshida despertou críticas de quem viu sexismo
Trocadilho dos Yoshida despertou críticas de quem viu sexismo
Foto: Nathalie Yoshida/Instagram / Reprodução

Para muitas famílias nos Estados Unidos, o Natal é uma época de enviar cartões personalizados, com famílias usando roupas similares ou fantasias criativas. No entanto, alguns cartões acabam se destacando e sendo vistos por muito mais destinatários que o originalmente previsto. Especialmente porque houve iniciativas que despertaram imensa polêmica, como se pode ver abaixo.

Siga Terra Notícias no Twitter

"Paz na Terra"

Conheça a família Johnson, do estado americano da Louisiana. Sua tentativa de cartão de Natal bem-humorado despertou um intenso debate na internet por causa da foto mostrando a mãe e duas filhas amordaçadas, enquanto pai e filho estavam com as bocas descobertas. Tudo isso acompanhado de uma placa com "Paz na Terra" escrito em giz.

A foto foi compartilhada mais de 45 mil vezes no site Imgur e recebeu críticas de que era "machista", com usuários questionando se os pais não estavam ensinando às crianças que meninos teriam mais valor que meninas. Porém, a autora da foto, Hannah Hawkes, disse que tudo não passou de uma tentativa de humor. "Ninguém aqui está defendendo o abuso ou a degradação de mulheres", escreveu ela, em sua página no Facebook.

A deputada estadual Fiori é defensora do porte de armas
A deputada estadual Fiori é defensora do porte de armas
Foto: Michelle Fiori/Facebook / Reprodução

Quando um "ho, ho, ho" passa dos limites

O som da risada do Papai Noel ("ho, ho, ho") é o mesmo de uma das gírias usadas para descrever prostitutas em inglês (ho, um diminutivo da palavra whore). A família Yashida resolveu fazer graça com o trocadilho em uma foto em que o pai posa junto com mulher e duas filhas, estas usando uma camisa com ho escrito na frente.

Uma das meninas, Nathalie, foi quem postou a foto no Instagram, mas a imagem viralizou, tendo sido vista mais de 2,7 milhões de vezes e gerado uma saraivada de críticas.

Nathalie, porém, deu de ombros. "Somos os Yoshida. Somos estranhos", disse ela ao site Buzzfeed.

"Mordaças" em mãe e filhas não teve efeito humorístico desejado
"Mordaças" em mãe e filhas não teve efeito humorístico desejado
Foto: Hannah Hawkes/Facebook / Reprodução

Revólveres e metralhadoras

O problema com a foto da família Fiori foi que houve muito mais simetria na pose do que o fato de todos os integrantes usarem pares de jeans e camisas vermelhas. Os seis adultos na imagem seguravam armas de fogo.

Foi a ideia que Michele Fiori, que é deputada estadual em Nevada, teve para registrar seu apoio à Segunda Emenda da Constituição Americana, que dá o direito generalizado de porte de arma.

A deputada já havia expressado em imagens seu apoio a uma emenda que é bastante popular nos EUA, mas houve quem criticasse a divulgação da imagem em um ano marcado por pelo menos 39 massacres com arma de fogo nos EUA, o mais recente deles no início do mês.

Família falsa

O estudante universitário Joshua Brassow estava sem ver alguns integrantes de sua família há mais de uma década, e decidiu pregar uma peça neles neste Natal. Contratou atores para posarem como se fossem sua família, o que incluiu dois filhos adolescentes e uma "esposa" com o corpo repleto de tatuagens e com expressões para lá de intimidadoras.

Infelizmente, a surpresa pode ter sido estragada pelo fato de a imagem ter sido vista mais de 1,5 milhão de vezes nas redes sociais.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade