Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Negociação entre FSM e Davos não avança

Segunda, 04 de fevereiro de 2002, 18h07

Interlocutor do FSM falou por oito minutos
com Nova York (Foto: Divulgação/Terra)
A teleconferência entre o Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, e o Fórum Econômico Mundial, em Nova York, ocorreu na tarde de hoje por escassos oito minutos. Este ano, o debate foi mediado por uma rede de televisão suíça. Cândido Grzibowsky, do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), representou o FSM, e o diretor geral do Fórum Econômico, André Schneider, o Fórum Econômico, foram os interlocutores.

O representante do Fórum Social indicou que não houve avanço nas negociações entre as duas visões de mundo. O FSM é anti-Davos, sede tradicional do Fóurm Econômico, identificado com o modelo de economia neoliberal e com os países mais ricos.

Mas, como a iniciativa é do Fórum Social, o interlocutor em Porto Alegre foi taxativo: "Este ano Nova York, Davos, que deve olhar para nós". O debate foi em francês e transmitido pela Televisão Suíça Romande, que colocou a entrevista simultânea numa revista econômica.

O brasileiro, um dos organizadores do fórum, questionou "a legitimidade dos que se dizem representantes do Sul no Fórum Econômico Mundial". Grzibowsky criticou que são "pessoas que às vezes nem sequer foram eleitas. Uma elite global que tem dinheiro, e que não tem compromissos com seu povo". O interlocutor do FSM considerou o diálogo "um bom começo", apesar de qualificar Schneider como "extremamente cauteloso".

Em 2001, o encontro dos dois mundos de debates ocorreu por mais tempo. O megainvestidor Goerge Sroos foi o maior alvo de Porto Alegre. A líder argentina das Mães da Praça de Maio, Hebe de Bonafini, chamou Soros de monstro. O megainvestiodr reagiu: "Estou sorrindo porque é a única coisa que posso fazer. Estou querendo ter um diálogo com vocês, mas vocês, não".

Leia mais:
» Porto Alegre e Nova York têm conferência por satélite
» Soros é sabatinado durante teleconferência
» Debate evidencia distância entre Davos e Porto Alegre

Redação Terra

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade