Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Políticos de partido ligado ao ETA confirmam inscrição

Quinta, 31 de janeiro de 2002, 21h29


O partido basco Batasuna, considerado o braço político da organização separatista armada ETA, participa do 2º Fórum Social Mundial (FSM) que foi inaugurado hoje em Porto Alegre, apesar da intenção dos organizadores de não aceitar grupos vinculados a setores armados.

Luis Cuadrado Torres foi inscrito como delegado representante do Batasuna, e Joseba Alvarez Forcado, parlamentar de Victoria, no Norte da Espanha, conseguiu se cadastrar como parlamentar, mas sem mencionar o partido basco. "Estamos inscritos e vamos participar de todo tipo de seminários. Sabemos que houve pressões, mas nós não somos uma organização armada. O Batasuna é uma organização política legal na Espanha", disse Alvarez Forcado, mostrando as identificações.

Os políticos, que participam do 2° FSM com alguns sindicatos bascos vão participar de três conferências, uma delas a Conferência "Um Mundo sem Guerras é Possível", que será aberta amanhã pelo lingüista e ativista americano Noam Chomsky.

Os organizadores do evento anunciaram diversas vezes a intenção de não permitir o credenciamento no evento de grupos vinculados a organizações armadas e disseram ontem que foi vetada a inscrição do Batasuna e da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Leia mais:
» Terroristas e primeiro-ministro belga são barrados no Fórum
» Garzón diz que o ETA usa tática de estar em eventos
» Entidades ligadas ao ETA tentam participar do Fórum

AFP

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade