Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fenômeno raro causa apagão na Europa; brasileiros relatam situação caótica: 'Apreensão'

Apagão causado por fenômeno raro na Europa afeta Portugal e Espanha; brasileiros relatam situação caótica pelas cidades

28 abr 2025 - 13h39
(atualizado às 13h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Apagão causado por fenômeno raro na Europa afeta Portugal e Espanha; brasileiros relatam situação caótica pelas cidades
Apagão causado por fenômeno raro na Europa afeta Portugal e Espanha; brasileiros relatam situação caótica pelas cidades
Foto: Reprodução/Getty Images / Contigo

Um apagão afetou diversas regiões de Portugal e da Espanha nesta segunda-feira (28). A queda de energia, causada por um "fenômeno atmosférico raro", de acordo com as Redes Energéticas Nacionais (REN), paralisou grandes cidades, como Madrid, Lisboa e Porto. Brasileiros que vivem na Europa relataram a situação caótica em que se encontram.

O que aconteceu?

Segundo informações divulgadas pela REN, as variações extremas de temperatura causaram uma falha na rede elétrica da Espanha. Por isso, os sistemas elétricos de todas as cidades interligadas perderam a sincronização e causaram uma pane geral. 

Nesta manhã, linhas de trem e metrô foram esvaziadas, operações em aeroportos canceladas e, até mesmo, serviços essenciais foram interrompidos - como supermercados e agências bancárias. De acordo com as autoridades, a normalização da rede pode levar até uma semana.

Brasileiros relatam o caos

Em entrevista à CNN, o brasileiro Marçal Oliveira, que vive na cidade de Porto, a falta de energia tem causado transtornos a todos os moradores e comércios. "Fui ao supermercado e não estão aceitando cartão. A gente precisa de dinheiro para tudo basicamente. Alguns mercados, inclusive, estão fechados", contou. "Os bancos não estão funcionando e eu não consegui tirar dinheiro", completou.

Segundo Oliveira, a situação na cidade é de tensão. "Há um certo caos [nas ruas]. Moro próximo a uma estação de metrô e tem polícia ali, provavelmente por causa da falta de energia", pontuou. "Tenho amigos locais que moram aqui há muito tempo, alguns há 30 ou 40 anos, e me disseram que isso nunca aconteceu".

Falta de acesso aos serviços

Ao Portal LeoDias, uma moradora da cidade de Entroncamento, em Portugal, relatou que os cidadãos estão sem acesso aos caixas eletrônicos e supermercados. "Não sabemos concretamente o que está acontecendo. Estão fechando aeroportos, as pessoas estão loucas atrás de velas e carregadores portáteis. São filas e filas nas estradas porque nem sinais de trânsito temos", lamentou.

Diante da falta de informações, moradores de diversas cidades mostram-se ansiosos. "Estamos em um cenário de apreensão, e não há nenhuma notícia concreta sobre o motivo dos apagões, o que gera mais ansiedade e receio", disse uma brasileira que mora em Porto.

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade