Feira Ecológica do Bom Fim comemora 34 anos com música, atividades culturais e ações socioambientais em Porto Alegre
Em caso de chuva, a comemoração será transferida para o dia 23 de agosto
A Feira Ecológica do Bom Fim (FEBF) comemora, no próximo dia 16 de agosto, seus 34 anos de história com uma grande festa aberta ao público, das 9h às 12h30, na Avenida José Bonifácio, junto ao Parque da Redenção, em Porto Alegre. Com o tema "Semeando as relações", o evento gratuito reunirá música, atividades culturais, ações socioambientais e a participação de coletivos e instituições ligadas à agroecologia e à alimentação saudável.
A programação musical contará com shows de Frank Jorge, ícone do rock gaúcho, que apresentará um repertório de sua trajetória; Renato Müller, educador do projeto Fábrica de Gaiteiros, trazendo composições autorais na gaita ponto; e o duo InDUO, formado por Luizinho Santos (sax) e Bethy Krieger (piano), que mistura música instrumental, MPB e jazz. A madrinha da festa será Maria Rita Macedo Cuervo, nutricionista e bióloga, professora da PUCRS e frequentadora assídua da feira.
Além da música, o público poderá participar do Cortejo das Infâncias, com filhos de agricultores e clientes abrindo caminho para a cerimônia principal, que antecede o parabéns com direito a bolo. O Espaço Infâncias e Natureza, coordenado pela educadora ambiental Ananda Nocchi, oferecerá atividades como Cozinha de Terra, Fábrica de Solos, Espaço Bebês e Arte e Natureza. A programação infantil inclui ainda pintura facial com Laís Faveri e bolhas de sabão gigantes e pernas de pau com Thainê Monteiro.
Durante a celebração, serão inauguradas as novas saias padronizadas das bancas e distribuídas bolsas de algodão da FEBF. A feira mantém, desde maio de 2019, a política de não distribuição de sacolas plásticas, o que já evitou o descarte de mais de 10 milhões de embalagens.
O evento também abrirá espaço para bancas convidadas, como o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Restinga, com seus cursos e ações de agroecologia; a Amurt-Amurtel, com o Projeto (a)braço, que já doou 32,5 toneladas de produtos orgânicos; e o Cecane UFRGS, com o projeto "O Caminho do Alimento". A Liga da Alimentação PUCRS e a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável - Núcleo RS - também marcarão presença com a atividade "Você come ou se alimenta?".
Coletivos de defesa ambiental como Preserva Redenção, Ser Ação, Coletivo Mato do Júlio, SOS Floresta da Lomba, SOS Floresta do Sabará e SOS Mata da Restinga estarão no local, reforçando a importância da preservação socioambiental.
Fundada em 1991, a FEBF é a segunda feira ecológica criada no Brasil, sendo hoje, junto com a Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE), o maior espaço de comercialização direta de orgânicos da América Latina. Reconhecida como de relevante interesse cultural do Estado pela Lei nº 15.296/2019, a feira reúne mais de 50 famílias produtoras e cerca de 300 pessoas atuando na venda direta todos os sábados, inclusive em feriados, das 7h às 13h.
Em caso de chuva, a comemoração será transferida para o dia 23 de agosto.