PUBLICIDADE

Faixa com 'Globo lixo' foi erguida por Bolsonaro em aeroporto, não em frente à emissora

1 out 2022 - 12h04
Compartilhar
Exibir comentários

Um vídeo que mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) levantando uma faixa com os dizeres "Globo lixo" não é recente nem foi gravado em frente à emissora, como afirmam publicações (veja aqui). A cena foi registrada em fevereiro de 2021, no aeroporto de Cascavel (PR), em fevereiro de 2021. Não há registros, atuais ou antigos, de que Bolsonaro tenha erguido uma faixa contra a emissora em frente à sua sede, no Rio de Janeiro, onde ocorreu o debate entre presidenciáveis da última quinta-feira (29).

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 3 milhões de visualizações no TikTok, além de centenas de compartilhamentos no Facebook, Instagram, Helo e Kwai neste sábado (1º).

Selo falso

Bolsonaro fez isso em frente a Rede Globo
Posts difundem vídeo de Bolsonaro levantando faixa contra a TV Globo no aeroporto de Cascavel (PR) em 2021
Posts difundem vídeo de Bolsonaro levantando faixa contra a TV Globo no aeroporto de Cascavel (PR) em 2021
Foto: Aos Fatos

Publicações nas redes sociais enganam ao afirmar que o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), levantou uma faixa em que estava escrito "Globo lixo" em frente à emissora. O vídeo mostra o mandatário no aeroporto de Cascavel (PR), em 4 de fevereiro de 2021. O Aos Fatos não encontrou registros na imprensa e em mecanismos de busca de que Bolsonaro tenha erguido uma faixa contra a Globo, em frente à sede da emissora, no Rio de Janeiro, ou afiliadas.

Um vídeo gravado a partir de outro ângulo, que mostra a mesma cena, foi compartilhado por Bolsonaro em sua conta no Twitter na época. Ele também exibiu caixas de medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19.

As peças de desinformação passaram a ser compartilhadas com o contexto enganoso após a participação de Bolsonaro no debate de quinta-feira (29), que foi checado pelo Aos Fatos. Em transmissão ao vivo antes do encontro, o presidente teceu críticas à emissora: "A Globo, se você não vai, você tá morto. Se for, você vai levar tiro. Mas nós temos a verdade do nosso lado, não tem o que temer. Nós sabemos quem é o candidato da Globo, quem é o William Bonner, né, e o que eles pretendem", disse Bolsonaro.

A GloboNews transmitiu ao vivo a chegada de Bolsonaro ao estúdio da Globo. Questionado sobre o que esperava do encontro, o candidato à reeleição reiterou a crítica que havia feito à emissora e ao apresentador do Jornal Nacional horas antes: "Eu espero parcialidade por parte da Globo", afirmou. "Como demonstrou no debate que o William Bonner simplesmente absolvendo o Lula de toda a roubalheira, de tudo que ele fez de errado no Brasil."

Esta peça de desinformação também foi checada pelo Boatos.org.

Referências:

1. YouTube

2. Twitter (Fontes 1 e 2)

3. Aos Fatos

4. UOL

Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Aos Fatos
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade