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Estudo aponta prioridades dos líderes de tecnologia da América Latina

Segundo a pesquisa, mais da metade das organizações de médio e grande porte da América Latina está investindo em novas tecnologias para aumentar a produtividade dos funcionários

29 set 2021 - 16h13
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De acordo com dados da IDC América Latina, 58% das organizações de médio e grande porte investem em tecnologia para aumentar a produtividade de seus colaboradores. Além disso, cerca de 30% estão lançando ou melhorando seus produtos e serviços, bem como o mix de soluções físicas e digitais orientadas para a experiência do cliente.

Foto: DINO / DINO

As informações foram apresentadas por Diego Anesini, diretor de pesquisas da IDC América Latina, na 16ª edição do Avaya Engage América Latina 2021, evento organizado pela Avaya (NYSE: AVYA), desenvolvedora de soluções para melhorar e simplificar as comunicações e colaboração.

O executivo também destacou que as organizações estão dando prioridade para investimento nas áreas de segurança (60%); tecnologias relacionadas à inteligência, como big data, analytics, inteligência artificial, business intelligence e machine learning (40%); e modernização de infraestruturas e aplicações (30%). Isso porque desejam otimizar as experiências dos clientes e colaboradores para avançar no processo de transformação.

Durante a ocasião, representantes de empresas de destaque de Argentina, Colômbia e México também compartilharam suas estratégias e prioridades tecnológicas para aumentar a produtividade e proporcionar as melhores experiências a clientes e colaboradores em um ambiente pós-pandêmico.

O que dizem as empresas líderes na América Latina

Fernando Benítez, CIO da

Palace Resorts no México

, além de concordar com os apontamentos da IDC, ressalta que o compromisso com a transformação digital nos próximos anos é no sentido da renovação completa de todas as suas aplicações. Já para Fernando Velázquez Salgado, CTO e diretor de Informação e Transformação Tecnológica do

Walmart México

, as indústrias, em geral, estão passando por quatro momentos tecnológicos importantes.

O primeiro refere-se à criação de um ecossistema no qual vários fatores levam as companhias a criar valor para seus clientes. O segundo é a otimização da infraestrutura, protegendo-a em relação a questões de vulnerabilidade, eficiência e produtividade, tanto dentro de cada empresa como perante o cliente. O terceiro concerne à estratégia baseada em dados e, por fim, o quarto aborda a importância de considerar o que os outros setores estão fazendo e como contribuem não apenas para competir, mas para gerar valor para seus produtos e serviços e, portanto, para os clientes.

Por outro lado, John Santafé Correa, CIO da Outsourcing S.A.S. A BIC, comenta que a pandemia acelerou os planos de transformação digital da indústria no setor de BPO, uma vez que, atualmente, 90% dos mais de sete mil colaboradores estão trabalhando remotamente. Também foi possível integrar as ferramentas ou soluções como big data e machine learning para extrair valor das conversas que estão sendo geradas com os clientes por meio dos diferentes canais para garantir melhor experiência.

Por fim, Alejandro Chao, diretor-executivo de Plataformas e Infraestrutura de TI da DIRECTV América Latina, explica que, do ponto de vista de infraestrutura e modernização, as empresas estão realizando a migração de serviços para a nuvem com uma estratégia multicloud, o que tem permitido reduzir o tempo para entrega de projetos internos. Da mesma forma, estão trabalhando em soluções para o acesso remoto de funcionários que, desde o início do isolamento, estão operando de casa, incluindo o contact center.

"Atualmente, clientes e colaboradores esperam e exigem experiências, produtos e serviços de forma cada vez mais personalizada. Por isso se faz necessária uma capacidade de resposta imediata para atender a essas necessidades. Além disso, as empresas precisam reinventar suas comunicações digitais com a inovação para definir o futuro do trabalho e da experiência do cliente", afirma Gaston Tanoira, diretor de Tecnologia da Avaya América Latina.

O que os especialistas recomendam

Segundo os executivos, para que a transformação digital seja realizada em benefício das empresas, deve-se:

- Trabalhar duro no gerenciamento de mudanças

Segundo Chao, todas as transformações tecnológicas e de processo envolvem profundas alterações estruturais e organizacionais e isso requer um trabalho significativo na mentalidade dos envolvidos. Posteriormente, é indispensável criar planos de formação complementares para que os trabalhadores possam aprimorar suas competências em todas as áreas, não apenas em habilidades tecnológicas.

- Ter uma infraestrutura com flexibilidade e escalabilidade para suportar as novas soluções nas quais as organizações estão trabalhando

Para John Santafé Correa, é preciso construir plataformas para o desenvolvimento dessas novas soluções com parceiros tecnológicos, clientes ou mesmo concorrentes para desenvolver programas que transformem o negócio.

- Ser ágil e rápido

De acordo com Benítez, deve-se criar uma nova mentalidade orientada para a experimentação suportada por cloud. Além disso, o executivo recomenda aprender a fazer experimentos e protótipos muito rápido, mesmo sabendo que não terá sucesso em todos eles, mas, se essa modificação rápida não ocorrer, o ecossistema - incluindo os concorrentes - será transformado, por isso se recomenda promover a cultura de experimentação e aceleração.

- Utilizar a tecnologia como parte da jornada

Fernando Velázquez aconselha a utilizar a tecnologia da melhor forma para chegar aonde se almeja. Da mesma forma, o objetivo é gerar valor para os clientes, dentro da empresa e para os fornecedores. Por isso, o especialista recomenda não considerar a inovação apenas uma tendência tecnológica, mas parte da transformação digital, que cria desafios para a tecnologia e as pessoas sobre os processos que estão em vigor.

Website: https://virtual.avaya.com/engagelatam/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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