Visto de permanência no Reino Unido
O brasileiro que desejar se estabelecer no Reino Unido deve requerer um visto de residência no país a qualquer missão diplomática britânica em território brasileiro. Um formulário de pedido deverá ser preenchido e entregue junto de passaporte, duas fotografias recentes, de tamanho passaporte, e o valor da taxa de expediente. Baixe aqui o formulário, em formato .pdf (para ver o arquivo, é necessário o programa Adobe Acrobat, que pode ser baixado aqui).
O formulário para o pedido de visto possui muitas perguntas, exigindo os mínimos detalhes ao candidato à permanência no Reino Unido. Entre as questões, estão dados sobre o patrocinador do brasileiro, ou seja, a pessoa que servirá de referência em território britânico. Outras informações exigidas são referentes à estadia no país e a subsistência do requerente: se a pessoa já possui emprego no Reino Unido, qual a renda mensal pretendida etc.
Além do pedido de residência, o cidadão brasileiro deve preencher um formulário padrão para todos que precisarem de visto para ir à Grã-Bretanha. Ali são pedidas informações básicas, como nome, endereço atual, filiação, estado civil etc. Baixe aqui o formulário, em formato .pdf.
A residência no Reino Unido é liberada para cidadãos do Espaço Econômico Europeu (EEE), formado pelos 15 países da União Européia (Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Itália, Portugal, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Irlanda, Luxemburgo, Finlândia, Suécia, Áustria e Grécia), mais Liechtenstein, Islândia e Noruega. Assim, caso um brasileiro seja também cidadão de qualquer um destes países pode morar no Reino Unido. Seus familiares (cônjuge, filhos ou netos menores que 21 anos ou dependentes, seus pais e avós ou os de seu cônjuge) podem acompanhar, desde que com uma autorização da imigração britânica.
Os pedidos de residência demoram bastante tempo para serem avaliados, porque, geralmente, quanto maior o tempo que a pessoa pretende ficar no Reino Unido, mais tempo leva para o visto ser processado. Entretanto, esse tempo também varia de acordo com a demanda e os períodos de pique, quando a demora pode ser maior.
|