Notícias  Viver no Exterior  Brasileiros no Exterior

 Capa
 Notícias
 Estudar no Exterior
 Trabalhar no Exterior
 Brasileiros no Exterior
 Expresso Brasil Europa
 » Como vivem lá fora estudantes brasileiros

 Canal de Cursos
 » Encontre aqui o curso ideal para você


Vistos de permanência

Segunda, 15 de abril de 2002

Muitos americanos me disseram (e hoje eu já aprendi o porquê) que as duas coisas mais importantes na América são criar e manter um bom crédito e não sujar o seu "record". Este último e ainda mais importante para nós, brasileiros. Manter uma situação legal aqui nos EUA já não era fácil e após os ataques de 11 de setembro a coisa está ficando cada vez mais difícil.

Era de se esperar que a situação para estrangeiros piorasse após os ataques terroristas. E sim, presenciei alguns casos de discriminação contra árabes e palestinos por aqui. Esta semana, porém, a coisa parece ter apertado na prática para todo e qualquer estrangeiro. Várias mudancas irão ocorrer quanto à emissão dos vistos de permanência. Turistas passarão a ganhar somente 30 dias, e nao mais seis meses de visto de permanência. Cidadãos de certos países que antes não prescisavam de visto de entrada, tais como argentinos, agora precisam. E conseguir um visto de estudante também será mais difícil, já que não será mais permitida a mudança de visto estando aqui.

Fiquei impressionado porque a sigla INS (Immigration and Naturalization Service) apareceu na capa dos jornais Union Tribune de San Diego e no Los Angeles Times várias vezes, seja em artigos relacionados a mudanças dos vistos e leis ou porque imigrantes ilegais estão sendo presos e deportados. E isto é verdade! Semana passada, dois brasileiros que trabalhavam aqui ilegalmente foram presos. Para sair da prisão e poder responder ao processo em liberdade, suas fianças foram estabelecidas em US$ 30 mil! Assim vão as coisas, mostrando que o cerco aos imigrantes ilegais está apertando.

Estes acontecimentos voltam a resaltar a importancia e o "stress" de manter uma situação legal por aqui. Isto começa desde a hora da chegada no aeroporto, ou quem sabe na embaixada americana em São Paulo, quando se é entrevistado antes da obtenção do visto de entrada. A incomodação é grande, mas necessária. Após quatro anos, eu estou agora no meu quarto tipo de visto diferente (turista, estagiário, estudante e de trabalho) e já tive que entrar com 11 processos relacionados a extensão, mudanca de vistos e correção de dados pessoais.

Com certeza tudo isto dá muito trabalho e faz com que muitos brasileiros voltem logo pra casa. Porém, tendo os cuidados necessários e planejando a sua vida nos EUA é possível alcancar os seus objetivos, até porque os Estados Unidos são o que são devido aos imigrantes. Com certeza o cerco é uma maneira de o INS mostrar serviço. Para conseguir colocar o famoso "green card" na carteira, muito trabalho e estudo são necessários, por anos a fio e sem sair da linha.

Luiz Felipe Poli

 Faça a busca por País
 Alemanha
 Austrália
 Canadá
 Espanha
 Estados Unidos
 Itália
 Reino Unido
 Brasileiros no Exterior


Ir morar longe do Brasil é uma boa?


Mande um cartão para quem está fora do País


Nome (20 caracteres):
Escolha uma sala

 

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade