Notícias  Viver no Exterior  Brasileiros no Exterior

 Capa
 Notícias
 Estudar no Exterior
 Trabalhar no Exterior
 Brasileiros no Exterior
 Expresso Brasil Europa
 » Como vivem lá fora estudantes brasileiros

 Canal de Cursos
 » Encontre aqui o curso ideal para você


Ajuda da familia

Sexta, 10 de maio de 2002

Morar no exterior é interessante, mas não é fácil! Principalmente porque de uma hora para a outra você não tem mais a grande ajuda que só a família e os melhores amigos podem dar. No início, tudo é novidade e é até bom sair de casa e viver uma vida nova. Porém, depois de um certo tempo, a saudade bate e sempre se quer ter visitas, sejam elas por alguns dias ou por meses. Esta situação faz com certas coisas que você jamais pensou na vida aconteçam por aqui!

Quando no Brasil eu pensei que um dia iria querer passar meses morando com a minha sogra e depois com o meu sogro? Ou ver a mãe dos meus amigos dormindo no sofá da sala? Ou aquele grupo de cinco pessoas que vieram conhecer San Diego e acabam todos dormindo por três dias no seu quarto? Acho que nunca! Mas aqui toda visita e ajuda que se pode ter é bem-vinda, especialmente quando se vive como um americano, trabalhando sete dias por semana e tendo uma filha pra criar. No final, é divertido aprender a dar valor a coisas que a comodidade no Brasil não nos permite descobrir.

Hoje, depois de cinco anos aqui e estando bem estabelecido, tenho uma melhor infraestrutura pra acomodar visitas. Quando eu recém tinha chegado aqui e a grana estava curta (o que é o caso de 90% ou mais dos que chegam por aqui), era engraçado e divertido ver a sala do apartamento com um, dois, três ou até seis ou sete pessoas dormindo no sofá e nos colchões no chão. Tudo é diversão para nós brasileiros, principalmente no início da empreitada de se morar no exterior.

Toda visita traz novidades da terra natal. Quem sabe não traz aquela última revista semanal, ou até mesmo aquelas de fofocas que as mulheres brigam para ver. Melhor ainda se a visita traz a chance daquela comidinha caseira servida na mesa? E, se ainda vier acompanhada daquele abraço apertado que só a mãe, pai ou irmãos podem dar, eu não me importo de dormir no chão ou esperar meia hora pela vaga no banheiro, porque matar a SAUDADE não tem preco.

Luiz Felipe Poli

 Faça a busca por País
 Alemanha
 Austrália
 Canadá
 Espanha
 Estados Unidos
 Itália
 Reino Unido
 Brasileiros no Exterior


Ir morar longe do Brasil é uma boa?


Mande um cartão para quem está fora do País


Nome (20 caracteres):
Escolha uma sala

 

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade