"Somos curvas, samba e futebol"
Sexta, 10 de maio de 2002
No último domingo, aproveitei a dica do "Guía del Ocio" (Guia do Ócio) e levei meus pais para ver os "castellers" (castelos humanos) em uma das milhares de praças do bairro de Gracia (meu segundo bairro preferido em Barça, depois da Ribera). Apesar das previsoes de ventos e chuvas, estava fazendo um sol com céu azul (e viva a gafe meteorológica!). Eu piro para esses castellers, e como adoro tirar fotos, acabo com as poses do filme bem rápido.
Gracia era um "pueblo" (povoado) que acabou se unindo a Barcelona depois da derrubada das muralhas, mas é conhecido pelo espírito de vila que mantém. Os castellers também sao um exemplo superbonito de cumplicidade e, mais que nada, de um baita trabalho em equipe.
Falando em cultura, está na TV daqui a propaganda do Guaraná, "qual é o segredo dos brasileiros?". Sem dúvida, eu e minhas companheiras de apê a consideramos uma falta de respeito. Pois se estamos aqui na Espanha há meses nos orgulhando de poder transmitir às pessoas que o Brasil vai mais além dos peitos e bundas comercializados mundo afora, e isso é mais ou menos como ver nosso trabalho ir por água abaixo.
Querendo ou não, mesmo com a atuação do diplomata Fernando Henrique, a imagem do Brasil continua a mesma para além das salas de reunião de multinacionais ou dos bancos espanhóis: somos curvas exuberantes, samba e futebol. E Terceiro Mundo, por supuesto.
Elisa Almeida França
|