Trabalhar no Canadá
O governo do Canadá aceita imigrantes para trabalhar em empregos temporários. A condição é que cidadãos canadenses e residentes permanentes qualificados não estejam disponíveis para ocupar a vaga. Para conseguir a autorização temporária de trabalho, o candidato deverá receber uma validação do Ministério canadense do Trabalho, que fará a verificação.
Neste caso, o governo canadense aconselha o empregador a contatar a agência do Ministério do Trabalho canadense mais próxima para conseguir a validação. Autorizações de trabalho não podem ser emitidas para que você viaje ao Canadá para procurar emprego. Para dar continuidade ao processo, deverá ser enviado ao Setor de Informações do consulado canadense cópia da carta convite ou de seu contrato de trabalho para pré-análise e determinação da necessidade ou não de uma autorização de trabalho.
O prazo para retorno é de cinco dias úteis. O consulado recomenda dar entrada no visto um mês antes do início do trabalho. A taxa do processamento custa 150 dólares canadenses (R$ 220)
Documentação
formulário devidamente preenchido e assinado. O formulário pode ser baixado da Internet ou obtido gratuitamente no Consulado;
uma foto recente tamanho passaporte para o requerente e acompanhantes;
passaporte ou documento de viagem válido. Caso tenha, queira apresentar passaportes anteriores também;
comprovante de renda, por exemplo: o último imposto de renda e os últimos tres holerites, e/ou bolsa para pesquisa, e/ou contrato social, e/ou carta de referencia do empregador;
oferta de emprego;
exames médicos podem ser necessários dependendo do tempo de permanencia ou do tipo de trabalho. Documentos adicionais poderão ser solicitados. Apresente somente fotocópias simples dos documentos. Originais não são necessários e não serão devolvidos.
Informações gerais
Consulado Geral do Canadá em São Paulo
Avenida das Nações Unidas, 12901 Torre Norte, 16º andar São Paulo - Capital CEP 04578-000 Fax: (11) 5509-4262
|