Terra faz cobertura das Eleições 2022 com live e placar
Terra terá cobertura completa e um placar da apuração em sua página, além de transmissão da live do Poder360 com comentários sobre o pleito
A partir das 17h deste domingo, 2, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia o processo de apuração dos votos das Eleições 2022, nas quais serão eleitos 513 deputados federais, 964 deputados estaduais, 24 deputados distritais, 27 senadores, 27 governadores e o novo ou nova presidente da República, que cumprirá mandato entre 2023 e 2026.
O Terra fará a cobertura completa das eleições e contará, em sua página principal, com um placar que trará os resultados atualizados, diretamente do TSE. Em parceria com o Poder360, será transmitida uma live com todos os detalhes da votação e também da apuração. A live está prevista para domingo, às 16h30, e o Terra transmitirá aqui.
Entre os convidados da transmissão ao vivo estão: Mara Gabrilli (PSDB) – senadora e vice da candidata a presidente Simone Tebet (MDB), Gilberto Kassab – presidente nacional do PSD, Henrique Meirelles – ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda, Eduardo Cunha (PTB) – ex-presidente da Câmara dos Deputados e vários outros nomes da política.
Neste ano, a apuração começará mais cedo do que o de costume, por conta de uma padronização de horários dos pleitos, que serão realizados com base no horário de Brasília. Desse modo, as urnas estarão abertas entre as 8h e as 17h de Brasília em todo o país.
Por conta do fuso horário de duas horas, as eleições no Acre ocorrerão entre as 6h e as 15h locais. Desse modo, às 17h de Brasília, os colégios eleitorais encerram a permissão para a entrada dos eleitores. A quem chegar antes do horário a votação é garantida.
Resultados
Por meio do aplicativo Resultados, disponibilizado pelo TSE, será possível acompanhar a apuração dos votos nos 26 estados e no Distrito Federal. Também estará disponível uma versão da ferramenta na Internet.
As consultas poderão ser feitas por meio do nome dos candidatos ou pelo cargo em disputa. O aplicativo informará, em tempo real, os nomes de quem for eleito ou daqueles que vão disputar o segundo turno.
Estarão disponíveis os índices de comparecimento e abstenção, a quantidade de votos válidos, em branco e nulos, além do número de seções totalizadas.
A eleitora ou o eleitor poderá acompanhar ainda informações sobre as urnas eletrônicas, como os boletins de urna e o registro digital de voto.
Boletim na Mão
Por meio do aplicativo Boletim na Mão, também do TSE, será possível conhecer os resultados de cada urna eletrônica. O app oferece os conteúdos dos boletins de urna impressos no encerramento das atividades de votação em cada seção eleitoral.
Esse documento que traz o total dos votos recebidos pelos candidatos, dos votos nulos e em branco e das abstenções ocorridas em cada sessão eleitoral.