PUBLICIDADE

Sergio Moro, do União Brasil, é eleito senador pelo Paraná

Moro assumirá a cadeira que é atualmente ocupada pelo senador Alvaro Dias (Podemos), que disputava a reeleição

2 out 2022 - 20h29
(atualizado em 3/10/2022 às 01h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Moro foi titular da 13ª Vara Federal de Curitiba e ganhou projeção nacional após ser responsável pelos processos da Lava Jato em primeira instância.
Moro foi titular da 13ª Vara Federal de Curitiba e ganhou projeção nacional após ser responsável pelos processos da Lava Jato em primeira instância.
Foto: Poder360

O ex-juiz Sergio Moro foi eleito senador pelo União Brasil no Paraná, neste domingo, 2. Com 100% das urnas apuradas, ele teve 1,9 milhão de votos (33,50% dos votos válidos). Ele ficará no cargo até 2030.

Atrás dele, ficou o jornalista Paulo Martins (PL), com 29,12% dos votos, e Alvaro Dias (Podemos), com 23,94%.

Moro assumirá a cadeira que é atualmente ocupada pelo senador Alvaro Dias, que disputava a reeleição neste ano. Os suplentes do ex-juiz são Luis Felipe Cunha e Ricardo Guerra, ambos do mesmo partido do senador.

Quem é Sergio Moro

Sergio Fernando Moro é natural de Maringá, no Paraná, e tem 50 anos. Casado com a advogada Rosângela Wolff Moro, ele tem dois filhos.

O ex-juiz se formou em Direito na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e estudou também em Harvard (EUA). Moro é mestre em Direiro pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutor em Direito Constitucional pela mesma instituição.

O senador recém-eleito foi titular da 13ª Vara Federal de Curitiba e ganhou projeção nacional após ser responsável pelos processos da Lava Jato em primeira instância, que envolviam o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em 2018, ele deixou o cargo de juiz federal para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública no governo de Jair Bolsonaro (PL). Em 2020, pediu exoneração do cargo após a troca do diretor-geral da Polícia Federal Maurício Valeixo.

Confira a apuração completa do primeiro turno das eleições 2022.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade