PUBLICIDADE

Candidato quer fim do preconceito à comunidade do Rabo Azedo

Francisco Carlos da Silva usa o apelido de Chico Rabazedo, em uma tentativa de ajudar comunidade do norte catarinense

10 set 2014 - 15h59
(atualizado às 16h07)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Candidato a deputado estadual em Santa Catarina, Francisco Carlos da Silva (PHS), o Chico Rabazedo, quer acabar com o preconceito a uma comunidade do município de São Francisco do Sul</p>
Candidato a deputado estadual em Santa Catarina, Francisco Carlos da Silva (PHS), o Chico Rabazedo, quer acabar com o preconceito a uma comunidade do município de São Francisco do Sul
Foto: Arquivo pessoal

O candidato a deputado estadual em Santa Catarina Francisco Carlos da Silva (PHS) adotou um nome curioso para tentar “acabar com o preconceito” contra a comunidade “do Rabo Azedo”, em São Francisco do Sul, cidade localizada no litoral norte do Estado.

Chico Rabazedo, 55 anos, mora no bairro Bela Vista, que é popularmente conhecido como comunidade do Rabo Azedo. Ele fez a junção das palavras para evitar problemas com a Justiça Eleitoral. “Não me lancei como Chico do Rabo Azedo pois a Justiça poderia proibir por dar a impressão que estaria me referindo a bunda, o que não é verdade”, afirma ele, que trabalha como motorista na prefeitura local.

O candidato explica que a comunidade recebeu esse nome devido a um termo naútico utilizado por marinheiros que frequentam o porto de São Francisco do Sul. Segundo ele, a denominação existe inclusive em cartas naúticas e se refere às dificuldades que os navios de maior porte encontram para atracar no local. “É um cabo de difícil acesso e que apenas barcos menores conseguiam entrar”, afirma. “O calado é pequeno e nas cartas náuticas esse ponto, hoje bairro Bela Vista, recebeu o nome de Cabo do Rabo Azedo”.

Ainda segundo Chico, a comunidade sofreu por anos com o preconceito pelo nome. A sua intenção ao lançar a candidatura seria devolver a auto estima ao local. “Por décadas a região sofreu com a prostituição na beira do cais, o que fazia com que qualquer morador que dissesse morar no Rabo Azedo encontrasse dificuldades para arrumar emprego”, afirmou. “Hoje a situação é bem diferente, não temos mais as casas de prostituição e o bairro cresceu, mas mesmo assim quis valorizar o nome histórico da comunidade”.

Como plataforma de campanha, Chico Rabazedo defende políticas para desenvolvimento do esporte - ele mesmo mantém dois times de futebol para crianças. “O esporte tira das ruas, ensina princípios de comunidade, coletividade e até mesmo trabalha com a frustração", afirmou. “O esporte faz parte da educação e assistência social. E quanto mais educado, mais feliz é o povo”.

Brincando com o nome “Rabazedo”, Chico ainda comenta que existe outra comunidade com nome curioso em São Francisco do Sul, cidade histórica do sul do País. “Se eu morasse em um bairro vizinho aqui, teria que me lançar como Chico do Buraco Quente. que é o nome popular da comunidade”.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade