PUBLICIDADE

Antonio Denarium (PP) é eleito governador no primeiro turno em Roraima

Candidato do Progressistas garantiu 56,47% dos votos; contra 41,14% de opositora, Teresa Surita

2 out 2022 - 20h10
(atualizado às 21h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Roraima 1
Roraima 1
Foto: Divulgação

Antonio Denarium (Progressistas) foi reeleito neste domingo, 2, governador de Roraima. O resultado em primeiro turno foi determinado quando já havia 92,11% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O pepista disputou a preferência do eleitorado roraimense com Teresa Surita (MDB), que obteve 41,14% dos votos; Fábio Almeida (PSOL), que teve 1,33%; Juraci Escurinho (PDT), com 0,65%; e Rudson Leite (PV), que teve 0,41%. 

A eleição no primeiro turno não foi esperada desde o início da campanha, marcada pela polarização entre Denarium e Surita. Os dois lideraram pesquisas: Denarium, com 45% das intenções de voto no levantamento Ipec divulgado em setembro; Surita, com 47% das intenções de voto, segundo pesquisa RealTime Big Data, divulgada no mesmo mês. 

Além da disputa acirrada entre os principais candidatos, a campanha eleitoral em Roraima foi marcada também por escândalos. Em 29 de setembro, por exemplo, a coordenação da campanha para a reeleição de Antonio Denarium foi alvo de nove mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR).

Em nota divulgada à imprensa, a equipe do candidato se disse tranquila com a operação da Polícia Federal que apurava suposto esquema de compra de votos. Endereços ligados à campanha de Denarium foram alvos da ação na manhã de quinta-feira, 29.

O candidato também não compareceu aos debates e foi alvo do TRE-RR em diversos momentos, por infrações eleitorais. Em 26 de setembro, a Justiça ordenou que ele apagasse fotos e vídeos nos quais aparecia com máquinas agrícolas, por entender que ele estava utilizando o aparato do governo para se promover. 

Sobre Denarium

Nascido em Anápolis (GO), o governador Antonio Denarium tem 58 anos e tem três filhos. Empresário do ramo agropecuário, disputou sua primeira eleição em 2018, quando foi eleito governador de Roraima pelo PSL. Ele recebeu 42,2% dos votos válidos no primeiro turno, e foi ao segundo turno com José de Anchieta (PSDB) , que recebeu 38,787% dos votos. 

Na disputa em 28 de outubro de 2018, Denarium foi eleito com 53,3% dos votos válidos. Segundo a imprensa local, o sucesso do empresário foi decorrente do apoio recebido pelo então candidato – e presidente eleito em 2018 – Jair Bolsonaro (PSL). 

Apuração em Roraima

Total de votos válidos: 

  • Antonio Denarium (PP): 56,47%
  • Teresa Surita (MDB): 41,14%
  • Fábio Almeida (PSOL): 1,33%
  • Juraci Escurinho (PDT): 0,65%
  • Rudson Leite (PV): 0,41%
  • Brancos/nulos: 5,06%
  • Abstenções: 16,72%
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade