Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Quem é Pablo Souza, secretário de Salvador que teve prisão decretada no dia do segundo turno

Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) determinou a prisão do secretário municipal de Mobilidade de Salvador neste domingo, 25

25 out 2026 - 16h33
(atualizado às 16h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Pablo Souza, secretário de Mobilidade de Salvador.
Pablo Souza, secretário de Mobilidade de Salvador.
Foto: Reprodução/Instagram

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) determinou a prisão em flagrante do secretário municipal de Mobilidade de Salvador, Pablo Souza, neste domingo, 25. A medida foi adotada após denúncias de redução da frota de ônibus durante o segundo turno da eleição presidencial de 2026. O secretário, no entanto, está em Paris, em uma missão oficial a convite do governo da França.

Acompanhe em tempo real neste domingo todos os resultados da apuração da Eleição 2026

Pablo Souza é economista formado pela UFBA (Universidade Federal da Bahia). De acordo com seu perfil do LinkedIn, possui mais de 17 anos de experiência em projetos do setor público, 12 dos quais são dedicados à mobilidade urbana e à organização de grandes eventos.

O secretário trabalhou na operação de transporte da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Foi responsável pela gestão de transporte em locais de competição durante a Copa América de 2024, nos Estados Unidos, e atuou na organização dos Jogos Olímpicos de 2016, que ocorreram em seis cidades brasileiras.

Veja ônibus parados em Salvador; TRE determina prisão de secretário de Mobilidade:

Na capital baiana, participou de projetos como a implantação de ônibus elétricos e do primeiro eletroterminal público para estes veículos na cidade. Além disso, fez parte do planejamento operacional do BRT e da elaboração do plano cicloviário de Salvador.

Souza ainda atuou como consultor internacional do ICLEI, rede de governos locais voltada para a sustentabilidade. Em fevereiro de 2025, foi anunciado pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) como novo titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) de Salvador, no lugar de Fabrizzio Müller. Pablo já havia trabalhado na secretaria anteriormente, como diretor de Planejamento de Transportes.

Prisão decretada pelo TRE

A medida do TRE foi adotada após uma representação da Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV. De acordo com a denúncia, mais de 50% da frota de ônibus da capital baiana estava fora de circulação durante a votação.

Na decisão, o desembargador afirma que vídeos e fotografias anexados ao processo registravam ônibus retidos em garagens durante o horário de votação. O documento também menciona uma vistoria na garagem do BRT, na avenida Barros Reis, onde um supervisor informou que a frota era inferior à dos dias úteis e que cumpria orientação da Semob.

O magistrado, após a análise dos elementos, determinou a prisão em flagrante de Pablo Souza pela Polícia Federal. A decisão possui a força de um mandado de prisão.

Após votar, Fachin diz que desafios do Brasil aguardam quem for eleito e fala em 'deveres constitucionais':
Fonte: Portal Terra
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra