Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Principal fundo de ações brasileiras despenca em NY após reeleição de Lula

Reação negativa do mercado em caso de vitória do presidente petista já era esperada

26 out 2026 - 09h19
Compartilhar
Exibir comentários
Lula foi reeleito após virada histórica, contrariando expectativa do mercado
Lula foi reeleito após virada histórica, contrariando expectativa do mercado
Foto: Ricardo Stuckert

O EWZ, principal fundo de ações brasileiras negociado na Bolsa de Nova York, amanheceu em queda nesta segunda-feira, 26, após a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Às 7h41, no horário de Brasília, o EWZ tombava 26,6%, assim como outras ações de empresas brasileiras registravam queda durante o pré-mercado. 

Acompanhe em tempo real neste domingo todos os resultados da apuração da Eleição 2026

O EWZ é um ETF (Exchange Traded Fund), sigla que se refere a um fundo de investimento que é negociado como se fosse uma ação. No caso do EWZ, ele permite que investidores estrangeiros invistam em um conjunto de ações de empresas brasileiras diretamente do mercado de lá. Assim, o EWZ é tido como um termomêtro do apetite de investidores internacionais pelo Brasil.

Lula destaca 'generosidade da juventude' e diz que sua reeleição foi 'derrota do negacionismo':

Outra forma dos investidores norte-americanos comprarem ações de empresas brasileiras é através das chamadas ADRs (American Depositary Receipts), que também caíram na manhã desta segunda. Entre elas, Petrobras caía 23,17%, Vale recuava 3,23% e Ambev perdia 16,06%. No setor bancário, Itaú e Bradesco cediam 27,61% e 28,75%, respectivamente.

A reação negativa do mercado à reeleição de Lula já era esperada. Como foi visto ainda no primeiro turno, a bolsa de valores subiu e o dólar caiu quando o senador Flávio Bolsonaro (PL), opositor de Lula, saiu à frente na disputa eleitoral. Naquele momento, o mercado financeiro passava o recado de estar otimista com as promessas de cortes de gastos do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.

*com informações do Estadão

Fonte: Portal Terra
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra