PUBLICIDADE

Presidente do PV diz que partido precisará de 'estratégia de sobrevivência' na eleição

Legenda optou por não lançar candidatura própria à Presidência da República para priorizar as alianças nos Estados

28 jul 2018 - 14h59
Compartilhar
Exibir comentários

Durante a convenção nacional do PV, neste sábado (28), o presidente da sigla, José Luiz Penna, afirmou que será preciso adotar uma "estratégia de sobrevivência" na eleição deste ano a fim de eleger bancada de deputados no Congresso e garantir a cláusula de desempenho aprovada na reforma política. Ele chamou o encontro de "convenção da resistência".

José Luiz Penna diz que PV precisará de 'estratégia de sobrevivência' na eleição deste ano
José Luiz Penna diz que PV precisará de 'estratégia de sobrevivência' na eleição deste ano
Foto: Reprodução Facebook/José Luiz Penna / Estadão

A legenda optou por não lançar candidatura própria à Presidência da República para priorizar as alianças nos Estados. Na convenção deste sábado, a sigla deve definir se irá apoiar um candidato à presidência de outro partido ou se permanecerá neutra. Há alas que defendem apoio ao tucano Geraldo Alckmin (PSDB) e outras que defendem coligação com Marina Silva (Rede).

"Foi esse espaço que o jogo dos partidos tradicionais deixou para a gente e vamos cumprir essa meta deixando nosso desejo de ter candidatura própria (à Presidência da República) para a próxima eleição, quando teremos tempo de televisão maior e fundo maior", disse Penna em coletiva de imprensa. Ele avaliou que "lamentavelmente a reforma política foi contra o Brasil, a modernidade e a perspectiva de renovação da política brasileira".

Pela reforma, os partidos precisam cumprir exigências mínimas para ter acesso aos recursos financeiros e à propaganda: atingir 1,5% dos votos para deputados federais em nove Estados, com um mínimo de 1% dos votos em cada uma das 27 unidades da Federação; ou eleger nove deputados federais, sendo um por Estado.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade