PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Pesquisa PoderData: Lula tem 44% e Bolsonaro, 37%; Ciro Gomes e Simone Tebet oscilam para baixo

Pesquisa para presidente confirma tendência de realização de segundo turno; nesse embate, a distância entre os candidatos registrada foi a menor desde março, com 50% para o petista e 42% para o candidato do PL

21 set 2022 - 08h45
Compartilhar
Exibir comentários

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 44% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro (PL) reúne 37%, mostra pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira, 21. O petista oscilou um ponto percentual para cima em relação ao levantamento anterior; o atual presidente e candidato à reeleição seguiu no mesmo patamar.

Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação e Carla Carniel/Reuters / Estadão

A pesquisa aponta para a realização de um segundo turno entre eles. Nesse embate, Lula tem 50%, ante 42% de Bolsonaro. É a menor distância registrada pelo instituto desde março.

Na pesquisa estimulada de primeiro turno, Soraya Thronicke (União Brasil), que não havia pontuado na semana anterior, aparece agora com 1%. Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) oscilaram 1 ponto porcentual para baixo, somando 7% e 4%, respectivamente.

Segundo turno

A pesquisa aponta que a eleição presidencial caminha para um segundo turno, uma vez que Lula, na liderança, tem 46% dos votos válidos - para evitar a realização do novo turno, é preciso que um dos candidatos obtenha acima de 50% dos votos válidos. Na sondagem de segundo turno, o petista aparece com 50%, ante 42% de Bolsonaro.

Leia mais

Na projeção da rodada complementar, Lula oscilou negativamente 1 ponto porcentual, e Bolsonaro se manteve estável em relação ao levantamento anterior. A distância de 8 pontos é a menor registrada desde a rodada de 15 a 17 de março.

Pesquisa

A pesquisa realizada pela empresa do grupo Poder360 Jornalismo, coletou dados entre 18 e 20. Foram 3.500 entrevistas por telefone. A margem de erro é de 2% e o registro, BR-00407/2022.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade