PUBLICIDADE

Pesquisa Ipec: Lula tem 51% no 2º turno, e Bolsonaro, 43%

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%

5 out 2022 - 18h05
(atualizado às 18h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Os candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL)
Os candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL)
Foto: Divulgação

A pesquisa Ipec divulgada nesta quarta-feira, 5, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 51% das intenções de voto para o segundo turno das eleições, e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 43%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Esta é a primeira pesquisa realizada pelo instituto após o primeiro turno das eleições.

Considerando apenas os votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, Lula tem 55% das intenções de voto, e Bolsonaro, 45%. Ao divulgar o resultado oficial das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera apenas os votos válidos. 

Foram entrevistadas 2.000 pessoas, entre os dias 3 e 5 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número BR-02736/2022. A votação para o segundo turno será em 30 de outubro.

Confira os números da pesquisa de intenção de voto para o 2º turno (votos totais):

  • Lula (PT): 51%
  • Bolsonaro (PL): 43%
  • Branco e nulo: 4%
  • Não sabe: 2%

Índice de rejeição

Dados levantados pelo Ipec apontam que 50% do eleitorado brasileiro não votaria no atual presidente de jeito nenhum. Já o ex-presidente Lula aparece com 40% de rejeição.

Reprovação ao governo atual

O levantamento mostra também que Bolsonaro tem 42% de avaliações negativas (ruim ou péssimo) em relação ao seu mandato e 35% de avaliações positivas (ótimo ou bom). Os que consideram a gestão regular somam 22%.

Em comparação à pesquisa anterior, divulgada em 1º de outubro, a avaliação negativa oscilou para baixo e a positiva para cima, ambas em dois pontos, dentro da margem de erro.

Eleitores decididos

A pesquisa do Ipec aponta ainda que 92% dos eleitores brasileiros dizem estar totalmente decididos em quem irão votar para presidente no segundo turno. Os que dizem que ainda podem mudar de opinião equivalem a 8%.

Resultado do 1º turno

Segundo o TSE, com 100% das urnas apuradas, Lula recebeu 57.259.504 votos (48,43%), e Bolsonaro, 51.072.345 votos (43,20%). 

O resultado da votação do primeiro turno foi diferente do que revelou pesquisa do Ipec divulgada em 1º de outubro, na véspera das eleições. A pesquisa mostrava a possibilidade de Lula vencer no primeiro turno, com 51% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro aparecia com 37% das intenções de voto. No entanto, o instituto de pesquisa destacou que não era possível afirmar se haveria ou não segundo turno. 

Em 1º de outubro, Lula tinha oscilado negativamente um ponto porcentual em comparação ao levantamento anterior, de 27 de setembro. Já Bolsonaro havia crescido três pontos percentuais. Foram entrevistadas 3.008 pessoas, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em 183 municípios. Foi registrada no TSE com o número BR-00999/2022. 

Já a pesquisa Datafolha, divulgada no mesmo dia 1º, apontou Lula com 50% dos votos válidos, e Bolsonaro com 36%. O levantamento foi feito nos dias 30 de setembro e 1º de outubro e registrado no TSE com o número BR-00245/2022. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade