PUBLICIDADE

Raquel Lyra (PSDB) vira sobre Marília Arraes (Solidariedade) e é a nova governadora de Pernambuco

Segunda na votação do primeiro turno, tucana disparou nas pesquisas de intenções de voto ao longo da campanha pelo segundo turno

30 out 2022 - 19h14
(atualizado em 31/10/2022 às 01h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Raquel Lyra (PSDB) vira sobre Marília Arraes (Solidariedade) e é a nova governadora de Pernambuco
Raquel Lyra (PSDB) vira sobre Marília Arraes (Solidariedade) e é a nova governadora de Pernambuco
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Candidata do PSDB ao governo de Pernambuco, Raquel Lyra venceu Marília Arraes (Solidariedade) no segundo turno da disputa e é a nova governadora do estado.  

O embate entre Raquel Lyra e Marília Arraes foi o único confronto composto por mulheres no segundo turno ao Executivo estadual nas eleições de 2022. O resultado não surpreende, visto que Raquel passou a liderar as intenções de voto na reta final da campanha, mas representa uma virada em relação ao primeiro turno.

Na votação de 2 de outubro, Marília assegurou sua vaga no segundo turno com 23,97% dos votos (1.175.651 em números absolutos). A candidata tucana, agora eleita, recebeu 20.58% dos votos (1.009.556).

Campanha em Pernambuco

A campanha de segundo turno foi disputada entre as duas candidatas. Com pouca oscilação nas pesquisas, Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (Solidariedade) focaram em temas como o abastecimento de água no Estado, programas sociais e combate à violência. 

Ainda em luto pelo marido Fernando Lucena, de 44 anos, que morreu no dia 2 de outubro vítima de um infarto, Raquel Lyra seguiu com a campanha e passou a liderar as pesquisas de intenções de voto no segundo turno. No primeiro levantamento do Ipec, por exemplo, de 11 de outubro, ela tinha 54% dos votos válidos (que não considera brancos e nulos); Marília tinha 46%.

As pesquisas posteriores mostraram estabilidade entre as duas candidatas, bem como no percentual de eleitores indecisos, que permaneceu em 3%. Por outro lado, caiu o número de eleitores que afirmam votar em branco ou nulo – de 4% para 3%.

Sobre Raquel Lyra

Raquel Lyra é de família tradicional na política pernambucana. Seu pai, João Lyra Neto, e seu avô, João Lyra Filho, foram prefeitos de Caruaru (PE). Já seu tio, Fernando Lyra, foi ministro da Justiça durante a gestão de José Sarney. Hoje aos 43 anos, Raquel Lyra é pós-graduada em Direito e mãe de dois filhos.

Em 2 de outubro, dia da votação do primeiro turno das Eleições, Raquel perdeu o marido, Fernando Lucena, de 44 anos, vítima de um infarto. Apesar do luto, Lyra deu continuidade à campanha.

A carreira política de Raquel Lyra começou em 2010, quando foi eleita deputada estadual de Pernambuco e  reeleita em 2014. Como deputada, chegou a presidir a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Em 2016, assim como seu pai e avô, foi eleita prefeita de Caruaru. Primeira prefeita mulher do município, foi reeleita em 2020 e abriu mão do cargo para concorrer ao Executivo estadual nas Eleições federais de 2022.

Antes da carreira política, assumiu o cargo de delegada da Polícia Federal em 2002, onde ficou até 2005. Também atuou como chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governo de Eduardo Campos.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade