Bolsonaro ironiza pesquisa, briga com jornalista e mira apoios para 2º turno
Presidente comenta resultado do primeiro turno e se diz confiante para vencer Lula
Em primeiro pronunciamento após a divulgação dos resultados do 1º turno das Eleições 2022, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse estar confiante para a disputa do 2º turno, ironizou as pesquisas eleitorais e mirou o apoio da senadora Simone Tebet (MDB) e de governadores eleitos para vencer o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"Nós vencemos as mentiras. Estou na confiança total, até porque acho que se desmoralizou de vez os institutos de pesquisa", disse ele ao citar pesquisas que colocavam Lula à frente do cargo. O assunto virou até um bate-boca entre um jornalista e o presidente, que se irritou ao ser questionado sobre discurso sobre fraude. E, mais uma vez, Bolsonaro atacou a imprensa.
"Vou aguardar o parecer das forças armadas para me posicionar sobre o resultado", disse ele, ao ser perguntado sobre se acreditava na apuração deste 1º turno, já que Lula alcançou mais votos válidos que ele.
O presidente também afirmou que pretende fortalecer suas alianças políticas e destacou os bons resultados do PL com a eleição de vários senadores e deputados. Sua missão no segundo turno, de acordo com ele, é "trabalhar" para mudar o voto de parte da população.
"Eu entendo que tem muito voto que foi pela condição do povo brasileiro, que sentiu o aumento dos produtos. Em especial, da cesta básica. Entendo que há uma vontade de mudar por parte da população, mas tem certas mudanças que podem vir para pior", disse ele, ao se referir indiretamente ao petista.
Bolsonaro chegou até a creditar a inflação no Brasil à pandemia. "É consequência do fica em casa e a economia a gente vê depois", relatou ele, que retomou um discurso usado na campanha.
"O que me preocupa é o Brasil perder a liberdade e caminhar com a esquerda nos caminhos da Venezuela, da Nicarágua. A mensagem no 2º turno é que o Brasil, levando-se em conta a grande maioria dos outros países do mundo, é o que melhor está se saindo na economia. Talvez mostrar melhor como foi a pandemia, só temos dados positivos para apresentar nesse tempo antes do 2º turno", afirmou.
Confira a apuração completa do primeiro turno das eleições 2022.