PUBLICIDADE

Pimentel é eleito e encerra 12 anos de poder do PSDB em MG

Fernando Pimentel, do PT, vence os demais candidatos com 52,98% das preferências de votos. Pimenta da Veiga, do PSDB, teve 41,89%

5 out 2014 - 20h11
(atualizado em 6/10/2014 às 00h12)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O candidato do PT foi eleito no primeiro turno para o governo de Minas Gerais</p>
O candidato do PT foi eleito no primeiro turno para o governo de Minas Gerais
Foto: Fernando Pimentel / Reprodução

O ex-ministro do Desenvolvimento Fernando Pimentel (PT) foi eleito governador de Minas Gerais no primeiro turno das eleições. Com 100% dos votos apurados, Pimentel obteve 52,98% dos votos, ficando à frente de Pimenta da Veiga (PSDB) que termina o primeiro turno com 41,89%. Confira o resultado da disputa.

Fernando Pimentel (PT) - 52,98%

Pimenta da Veiga (PSDB) - 41,89%

Tarcísio Delgado (PSB) - 3,9%

Fidélis Alcântara (PSOL) - 0,67%

Túlio Lopes (PCB) - 0,26%

Eduardo Ferreira(PSDC) - 0,23%

Cleide Donária (PCO) - 0,07%

Brancos - 8,57%

Nulos - 8,36%

Quem é Fernando Pimentel (PT)

Economista, o ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-ministro do Desenvolvimento no governo federal tem 63 anos. Com a vitória na eleição para governador de Minas Gerais, Pimentel conseguiu quebrar a hegemonia tucana no Estado, que por 12 anos foi governado por Aécio Neves e Antônio Anastasia (PSDB).

Durante a campanha eleitoral o petista travou duros embates com o principal adversário, o ex-ministro das Comunicações no governo FHC, Pimenta da Veiga, escalado pelos tucanos para tentar continuar à frente do terceiro maior colégio eleitoral e economia do País.

Mas para bater o forte adversário, Pimentel teve primeiro que se “reconciliar” com as alas mais conservadoras do PT no Estado, que até o início da campanha eleitoral estavam descontentes com o acordo informal feito por Pimentel com o inimigo, o PSDB, para eleger Marcio Lacerda à prefeitura de BH em 2008. À época Pimentel e Aécio alinhavaram e conduziram Lacerda à prefeitura de BH.

Com o rompimento do PSB de Márcio Lacerda com o PT nas eleições municipais de 2012, o PT novamente voltou a ser apenas o principal rival dos tucanos, e com a força do ex-presidente Lula e da presidente Dilma, que durante a campanha eleitoral estiveram várias vezes em Minas Gerais, conseguiu tomar das mãos tucanas o comando do Estado.

Pimenta da Veiga não conseguiu deslanchar mesmo apadrinhado pelo senador e candidato à presidência, Aécio Neves, e ainda pelo ex-governador Antônio Anastasia. Ex-deputado federal por quatro mandatos, ficou afastado 15 anos da cena política enquanto morava em Goiás.

Veja o cenário eleitoral nos estados Veja o cenário eleitoral nos estados

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade