PUBLICIDADE

Pedro Taques é eleito governador do MT em 1° turno

5 out 2014 - 20h26
(atualizado às 23h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Com 100% dos votos apurados, Pedro Taques (PDT) está eleito em primeiro turno como governador de Mato Grosso, com 57,25% dos votos válidos. Lúdio Cabral (PT), ficou em segundo lugar com 32,45%. Em terceiro lugar ficou a candidata Janete Riva (PSD),  9,92% dos votos, e o candidato do PSOL, José Roberto, que recebeu 0,38% dos votos, ficou em quarto. 

<p>Pedro Taques foi eleito no primeiro turno</p>
Pedro Taques foi eleito no primeiro turno
Foto: Divulgação
Confira o resultado parcial do primeiro turno:

Pedro Taques (PDT): 57,25%

Lúdio Cabral (PT): 32,45%

Janete Riva (PSD): 9,92%

Dr. José Roberto (PSOL): 0,38%

Muvuca (PHS): 0%

Brancos: 5,41%

Nulos: 8,25%

Quem é Pedro Taques (PDT) ?

O nome de Pedro Taques tornou-se conhecido no Estado no início dos anos 2000. Como procurador federal de Mato Grosso, pediu a prisão do bicheiro João Arcanjo Ribeiro, após uma sequência de homicídios atribuídos ao réu, que exercia tão forte influência social ao ponto de ostentar o título de comendador. Arcanjo hoje cumpre pena na Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Porto Velho (RO) e Taques, após uma década, conquista a segunda vitória significativa na política. A primeira veio em 2010 quando foi eleito senador com 708.440 votos.

Para entrar na política, Taques abriu mão do cargo vitalício de procurador. No imaginário popular, é o homem que prendeu Arcanjo. "A saída de Arcanjo de cena serviu para que mais uma página de coronelismo no Estado fosse arrancada”, destaca o governador eleito.

No senado, teve projeção nacional ao abraçar duas pautas: a luta contra a corrupção e a bandeira pela reforma política. Em avaliação nacional feita pelo Portal Transparência Brasil, foi considerado "relevante” por ter apresentado 100% de projetos importantes para o País, conforme a pesquisa. Taques é cuiabano, filho de mãe professora e pai pequeno agricultor. Casado com a advogada Samira Martins, é pai de Renata, adolescente de 16 anos.

Na campanha eleitoral de Taques, pregou a moralidade, a ética e se colocou como um candidato que representa a mudança.

Veja o cenário eleitoral nos estados Veja o cenário eleitoral nos estados

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade