PUBLICIDADE

Lula tem 53% dos votos válidos, e Bolsonaro, 47%, aponta Datafolha

Esta foi a 1ª pesquisa de intenção de votos feita pelo instituto sobre o 2º turno da disputa pela Presidência da República

7 out 2022 - 17h10
(atualizado às 17h39)
Compartilhar
Exibir comentários
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL)
Foto: Reuters

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 7, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 53% dos votos válidos no segundo turno das eleições, ante 47% do atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).

Essa foi a primeira pesquisa de intenção de votos feita pelo instituto sobre o segundo turno da disputa pela Presidência da República. Lula e Bolsonaro se enfrentam em nova eleição no dia 30 de outubro.

Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para divulgar o resultado oficial da eleição. 

O levantamento entrevistou 2.884 pessoas, entre quarta-feira, 5, e sexta-feira, 7, em 170 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02012/2022.

Eleitores decididos

A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo também aponta que 93% dos eleitores estão totalmente decididos sobre em que irão votar para presidente neste ano. Os que dizem que ainda podem mudar de voto equivalem a 7%. A decisão é semelhante entre eleitores de Lula (95%) e Bolsonaro (94%).

Ipec e PoderData

A pesquisa Ipec divulgada na quarta-feira, 5, mostrou Lula com 55% dos votos válidos para o segundo turno das eleições e Bolsonaro com 45%.

Já a pesquisa PoderData divulgada na quinta-feira, 6, mostrou o ex-presidente com 52% dos votos válidos, enquanto o atual presidente tem 48%. A distância entre ambos, de apenas quatro pontos percentuais, é a menor já registrada por esse instituto de pesquisa em um embate direto entre eles.

Resultado do 1º turno

Segundo o TSE, com 100% das urnas apuradas, Lula recebeu 57.259.504 votos (48,43%), e Bolsonaro, 51.072.345 votos (43,20%). 

O resultado da votação do primeiro turno foi diferente do que revelou a pesquisa Datafolha divulgada no dia 1º de outubro, na véspera das eleições. O levantamento apontou Lula com 50% dos votos válidos, e Bolsonaro com 36%. A pesquisa foi feita nos dias 30 de setembro e 1º de outubro e registrada no TSE com o número BR-00245/2022. 

Já a pesquisa Ipec, também divulgada dia 1º, mostrava a possibilidade de Lula vencer no primeiro turno com 51% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro aparecia com 37% das intenções de voto. No entanto, o instituto de pesquisa destacou que não era possível afirmar se haveria ou não segundo turno. 

Em 1º de outubro, Lula tinha oscilado negativamente um ponto porcentual em comparação ao levantamento anterior, de 27 de setembro. Já Bolsonaro havia crescido três pontos percentuais. Foram entrevistadas 3.008 pessoas, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em 183 municípios. Foi registrada no TSE com o número BR-00999/2022. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade