Lula ou Bolsonaro? Saiba quem vence a eleição em caso de empate de votos
Legislação eleitoral possui critério de desempate em caso de empate no número total de votos durante a disputa
Na véspera do segundo turno das eleições, mais de 156 milhões de brasileiros se preparam para eleger o próximo Presidente da República neste domingo, 30. As pesquisas mostram uma disputa acirrada entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), o Datafolha, inclusive, aponta empate técnico entre eles. O que acontece caso os dois candidatos terminem empatados ao final da apuração? Descubra a seguir:
Em caso de empate no total de número de votos entre os candidatos, a legislação eleitoral possui um critério de desempate para definir o vencedor da disputa, segundo o consultor do Senado, João Trindade.
Trindade explica que, nesse caso, o candidato mais velho é quem se elege na eleição. Lula tem 77 anos de idade, enquanto Bolsonaro tem 67. Portanto, caso houvesse empate na eleição, o petista seria o próximo presidente do Brasil.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o Brasil tem, em 2022, exatamente 156.454.011 aptos a votar. "Claro que em virtude dessa quantidade de eleitores é uma hipótese improvável de acontecer na esfera federal, mas já aconteceu em eleições para prefeito", afirma Trindade.
Nas eleições municipais de 2020, houve empate na disputa à Prefeitura no município de Caraúbas, na Paraíba, em que o critério de idade elegeu Silvano Dudu (DEM-PB). Ele recebeu a mesma quantidade de votos - 1.761 cada - que o adversário, Nerivan (MBD-PB). No entanto, à época da eleição, o democrata tinha 52 anos, enquanto o candidato emedebista, apenas 34.
O mesmo aconteceu em Kaloré, no Paraná. Com 1.186 votos cada, Edimilson (PL-PR), à época com 57 anos, venceu a eleição contra Ritinha (PSD-PR), de 45, por ter 12 anos a mais que a adversária.