Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lula acusa Bolsonaro de esconder carteira de vacinação, e rival rebate: "Se você se vacinou, agradeça a mim"

Candidatos à Presidência da República se enfrentam no último debate antes da votação do segundo turno das eleições

29 out 2022 - 23h31
(atualizado em 29/10/2022 às 02h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) participam de debate nesta sexta-feira, 28
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) participam de debate nesta sexta-feira, 28
Foto: Reprodução/TV Globo

No último debate antes do segundo turno das eleições de 2022, realizado nesta sexta-feira, 28, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acusou o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), de negligência durante a gestão da pandemia de covid-19 e de esconder seu histórico de vacinação. Em resposta, Bolsonaro provocou o rival ao afirmar que seu governo viabilizou a compra de doses do imunizante.  

"O Brasil tem 3% da população mundial, entretanto, tem 11% das vítimas de covid-19, ou seja, três vezes mais do que a média", disse Lula. "A pergunta é: Por que negligenciamento? Por que passar 45 dias negando a vacina? Por que negar a doença? Por que esconder o seu cartão de vacina? Por que acabar com 33% de recursos para a Farmácia Popular? E por que não atendeu a questão da covid-19 com rapidez como fez o restante do mundo?", questionou o petista.

Lula acusa Bolsonaro de esconder carteirinha de vacinação:

O presidente rebateu as acusações, alegando que sua gestão viabilizou a compra de 500 milhões de doses de imunizante. Bolsonaro aproveitou ainda para provocar o adversário. "O Brasil foi uma referência para o mundo no tocante a vacina. Se você tomou a vacina, Lula, agradeça a mim, tá ok?", disse ele. 

"Se você tomou a vacina, Lula, agradeça a mim", diz Bolsonaro:

Lula rebateu, que citou a demora do início da vacinação contra a covid-19 no Brasil. "Quando ele foi comprar a vacina, São Paulo já estava dando a vacina e vários países estavam dando a vacina", apontou o petista. 

"Ele sabe que um dia vai bater na consciência dele a responsabilidade de pelo menos metade das pessoas que morreram", disse Lula, que acusou o adversário de ir ao enterro da rainha da Inglaterra, Elizabeth 2º, enquanto "tinham 680 mil pessoas esperando um gesto de humanismo que ele não teve".  

"Ele continua mentindo sobre a pandemia", afirma Lula:

Reta final do segundo turno

Assim como no primeiro turno, Lula se manteve numericamente à frente de Bolsonaro em todas as principais pesquisas eleitorais do segundo turno. Segundo o último levantamento do Datafolha, divulgado na quinta-feira, 27, o petista aparecia com 53% dos votos válidos, contra 47% do atual presidente. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

No primeiro turno, o ex-presidente alcançou 48,4% dos votos. No total, foram 57.259.504 votos para Lula. 6,1 milhões de votos a mais que o total de votos recebidos por Bolsonaro. O presidente recebeu 51.072.345 votos (43,20% dos votos válidos). O segundo turno será realizado no próximo domingo, 30.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, a partir das 17h de domingo, o processo de apuração dos votos das Eleições 2022, nas quais serão eleitos 12 governadores, além do novo presidente da República. Todos vão cumprir mandato entre 2023 e 2026.

O Terra fará a cobertura completa das eleições e contará, em sua página principal, com um placar que trará os resultados atualizados, diretamente do TSE. Em parceria com o Poder360, será transmitida uma live com todos os detalhes da votação e também da apuração. A live está prevista para domingo, às 16h.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade