PUBLICIDADE

Ibope consulta TSE e deixa de divulgar pesquisa eleitoral

Pesquisa estava prevista para ser divulgada na noite desta terça-feira (4) no Jornal Nacional, da TV Globo

4 set 2018 - 22h04
(atualizado às 22h19)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ibope deixou de divulgar uma pesquisa sobre a disputa presidencial prevista para sair na noite desta terça-feira (4) no Jornal Nacional, da TV Globo, e fez uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após realizar uma "adequação" que retirou da sondagem o cenário com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em nota lida no Jornal Nacional, o Ibope disse que, após o TSE barrar a candidatura de Lula na madrugada de sábado (1º), decidiu fazer o levantamento com apenas um cenário, com o atual candidato a vice na chapa, Fernando Haddad, como o nome petista na disputa, ao contrário do que constava do registro da pesquisa junto à Justiça Eleitoral.

"A intenção do instituto é obter o aval do TSE para a divulgação do resultado dessa pesquisa com a mencionada adequação. Foi o que o Ibope fez hoje", afirma a nota.

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
13/12/2017
REUTERS/Adriano Machado
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva 13/12/2017 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

"Até o momento, porém, o TSE não se manifestou sobre a questão, razão pela qual, em respeito à lei, o Ibope não liberou a pesquisa para divulgação. Tão logo o TSE se pronuncie a respeito, o Ibope informará o público e, consoante com a decisão da corte, liberará ou não os resultados."

Lula teve sua candidatura barrada pela Justiça Eleitoral na madrugada do último sábado com base na Lei da Ficha Limpa. Na decisão, o TSE deu prazo até o dia 11 de setembro para o PT escolher um substituto para a cabeça de chapa. Haddad é o plano B do PT e deverá assumir este papel.

Também nesta terça, o Datafolha anunciou que cancelou o registro de uma pesquisa nacional que seria feita entre esta terça e a quinta-feira por conta da presença de Lula no questionário.

O instituto disse que fará um novo levantamento sem o nome do petista, após ele ter a candidatura barrada pela Justiça Eleitoral. O Datafolha informou que essa nova pesquisa será divulgada na próxima segunda-feira.

Veja também:

Top Político: MP-SP denuncia Haddad por corrupção, quadrilha e lavagem de dinheiro:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade