EUA expulsam do país delegado brasileiro envolvido na prisão de Ramagem
Governo americano diz que estrangeiros "não pode manipular sistema de imigração para contornar pedidos de extradição". Policial brasileiro atuava junto ao ICE.O Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental dos Estados Unidos informou nesta segunda-feira (20/04) que pediu a saída de um "funcionário brasileiro" do território dos Estados Unidos. Embora a postagem não cite nomes, o texto indica que se trata de um delegado da Polícia Federal (PF) envolvido na prisão do ex-deputado Alexandre Ramagem.
A manifestação foi publicada na rede social X. Na mensagem, o órgão afirmou que o servidor teria tentado contornar mecanismos formais de cooperação jurídica.
"Nenhum estrangeiro pode manipular nosso sistema de imigração para contornar pedidos formais de extradição e estender perseguições políticas ao território dos Estados Unidos. Hoje, pedimos que o funcionário brasileiro envolvido deixe o nosso país por tentar fazer isso", afirmou o escritório na postagem.
Até o momento, a Polícia Federal e o Itamaraty não divulgaram posicionamento oficial detalhado sobre o pedido feito pelo governo americano.
Segundo a TV Globo, a autoridade citada é Marcelo Ivo de Carvalho, delegado da PF nomeado em 2023 para atuar em Miami em uma missão junto ao Serviço de Imigração e Controle de Aduanas (ICE) dos Estados Unidos. Uma de suas funções é justamente auxiliar na identificação de foragidos da Justiça brasileira.
Foragido
Ex-deputado e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem fugiu aos EUA no ano passado para evitar o cumprimento de sua pena estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que o condenou a 16 anos de prisão na ação penal relacionada à trama golpista.
Em dezembro de 2025, o ministro Alexandre de Moraes determinou o envio de um pedido formal de extradição aos Estados Unidos, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Em abril, a Polícia Federal informou que o serviço de imigração americano havia prendido Ramagem como resultado de cooperação policial internacional entre Brasil e Estados Unidos. Contudo, a prisão aconteceu por questões migratórias, e não como desdobramento direto do pedido de Moraes.
Na ocasião, o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, afirmou que o ex-parlamentar é "um cidadão foragido da Justiça brasileira e, segundo autoridades norte-americanas, está em situação migratória irregular".
Ele foi detido na cidade de Orlando e solto dois dias depois. Ao deixar a cadeia, chegou a agradecer ao governo do presidente dos EUA, Donald Trump, e poderá aguardar em liberdade a conclusão de seu pedido de asilo político ao governo americano.
Autoridades dos EUA passaram a apurar se, ao acionar diretamente o ICE, o governo brasileiro teria tentado contornar o processo legal de extradição de Ramagem. O responsável por deliberar sobre extradições é o Departamento de Estado.
gq/cn (ABR, OTS)
Comentários
As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.