PUBLICIDADE

Eduardo Riedel (PSDB) é eleito governador do Mato Grosso do Sul em sua 1ª disputa política

Político disputou não só o segundo turno, como também o apoio de Jair Bolsonaro (PL), com o ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB)

30 out 2022 - 18h23
(atualizado em 31/10/2022 às 01h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Eduardo Riedel (PSDB) é eleito governador do Mato Grosso do Sul em sua 1ª disputa política
Eduardo Riedel (PSDB) é eleito governador do Mato Grosso do Sul em sua 1ª disputa política
Foto: Saul Schramm/Divulgação

O ex-secretário Eduardo Riedel (PSDB) foi eleito governador do Mato Grosso do Sul (MS), após vencer o segundo turno das eleições neste domingo, 30. Foi a primeira vez que o ex-chefe da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica disputou uma eleição. Seu oponente era o ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB).

A vitória é marcada por uma disputa acirrada entre os candidatos bolsonaristas, já que as últimas pesquisas mostravam os dois tecnicamente empatados nos votos válidos. Mas Riedel se saiu melhor, embora tenha ficado em segundo lugar no primeiro turno, com 25,16% dos votos válidos (361.981 em números absolutos), e Contar tenha recebido 26,71% dos votos (384.275).

O atual governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), não pôde concorrer à vaga nestas eleições, pois já estava em seu segundo mandato.

Campanha no Mato Grosso do Sul

A disputa acirrada entre os dois candidatos já havia sido indicada pelas pesquisas de intenção de voto no Estado. Uma pesquisa Ipec/TV Morena, de 21 de outubro, por exemplo, apontou empate entre Riedel e Contar, ambos com 50% dos votos válidos. O mesmo resultado foi apontado pela pesquisa RealTime Big Data, divulgada na última segunda-feira, 24.

Ambos os candidatos disputaram o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) nestas eleições. Riedel, que também foi apoiado por Azambuja, foi o candidato oficial da chapa bolsonarista no Estado. No entanto, Bolsonaro pediu votos para Contar no último debate que participou antes do primeiro turno, realizado pela TV Globo.

Embora tivessem a mesma base, Riedel e Contar defenderam pautas distintas. O governador eleito prometeu ampliação do valor do programa Mais Social para R$ 450, construção de policlínicas nas quatro regiões de saúde e incentivar investimentos em novas cadeias produtivas. 

Já Contar tentou sua segunda eleição – a primeira foi em 2018, como deputado estadual – com a defesa de pautas como o combate à corrupção e a redução de impostos.

Quem é Eduardo Riedel

Eduardo Riedel, natural do Rio de Janeiro (RJ), é graduado em Ciências Biológicas, mestre em Zootecnia e especialista nas áreas de gestão empresarial e gestão estratégica. Casou-se em 1994 com Mônica Morais e tem dois filhos, Marcela e Rafael.

Em 1995, Riedel assumiu a gestão da propriedade rural da família em Maracaju (MS), adquirindo experiência em gestão. Também participou do Sindicato Rural de Maracaju e chegou a presidir a entidade em 1999. Além disso, foi presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (FAMASUL) e, em seguida, diretor da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Em 2015, a convite do governador Reinaldo Azambuja, ficou à frente da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul, cargo em que permaneceu até 2021.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade