PUBLICIDADE

Ibope: José Roberto Arruda segue na liderança no DF, com 37%

26 ago 2014 - 21h49
(atualizado às 21h49)
Compartilhar
Exibir comentários

José Roberto Arruda (PR) tem 37% das intenções de voto para o governo do Distrito Federal, segundo pesquisa do Ibope divulgada nesta terça-feira e encomendada pela TV Globo. Na sequência, aparecem empatados o governador Agnelo Queiroz (PT) e o senador Rodrigo Rollemberg (PSB), com 16%.

Toninho do PSOL (PSOL) tem 4% e o deputado federal Luiz Pitiman (PSDB), 3%. A candidata Perci Marrara (PCO) teve 0%. Brancos e nulos somaram 7%, enquanto 17% não responderam ou não sabem. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa é a segunda do Ibope após o registro das seis candidaturas ao Governo, em 5 de julho. Em comparação com a pesquisa anterior, divulgada em 30 de julho, Arruda oscilou cinco pontos para cima. Agnelo tem um ponto a menos e Rollemberg um ponto a mais.

Os outros três candidatos oscilaram para baixo: Toninho dois pontos (tinha 6% das intenções de voto), Pitiman três pontos (tinha 6%) e Perci um ponto (tinha 1%). O candidato Arruda tem dois pontos a menos que a soma de todos os outros candidatos (39%).

O Ibope ouviu 1.204 eleitores no Distrito Federal, realizada entre os dias 23 e 25 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número DF-00034/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00425/2014.

Segundo turno

O Ibope também abordou três cenários em caso de segundo turno. No caso de disputa entre Arruda e Agnelo, o candidato do PR venceria com 45% dos votos, enquanto o atual governador teria 23%. Brancos e nulos somaram 12%, e 19% não souberam ou não responderam.

No segundo cenário, entre Arruda e Rollemberg, o ex-governador também venceria, com 39% das intenções de voto, enquanto o candidato do PSB teria 30%. Brancos e nulos somaram 9%, e 22% não souberam ou não responderam.

Em caso de disputa entre Agnelo e Rollemberg, o senador do PSB teria 44% dos votos, contra 22% do petista. Brancos e nulos somaram 12%, 23% não souberam ou não responderam.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, em que os entrevistadores do Ibope perguntaram  ao eleitor em quem ele votará , sem apresentar a relação dos candidatos, 27% mencionaram Arruda.

Agnelo Queiroz (PT) foi apontado por 11%, Rodrigo Rollemberg (PSB) por 8%, Toninho do PSOL (PSOL) por 2%, e Luiz Pitiman (PSDB) por 2%. 1% dos entrevistados mencionaram outros, 14% optaram por branco ou nulo, e 36% não souberam ou não responderam.

Rejeição

O Ibope ainda abordou a taxa de rejeição de cada um dos candidatos, ou seja, em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum. Agnelo Queiroz tem a maior rejeição, de 43%, e Rollemberg, a menor, de 5%. José Roberto Arruda (PR) apareceu com 29%, Toninho do PSOL (PSOL) com 6%, Luiz Pitiman (PSDB) com 8%, e Perci Marrara (PCO) com 8%. 5% dos entrevistados afirmaram que poderiam votar em todos, e 18% não souberam ou não responderam.

Expectativa de vitória

Segundo o Ibope, 47% dos entrevistados (independentemente da intenção de voto) acham que o futuro governador do Distrito Federal será José Roberto Arruda. 21% opinaram que será Agnelo Queiroz, e 5% acreditam que será Rollemberg.

Intenção de voto para presidente no DF

A pesquisa ainda abordou a intenção de voto para presidente da República no Distrito Federal, e Marina Silva apareceu em primeiro lugar, com 35%. Na sequência, Dilma Rousseff teve 20%, Aécio Neves teve 18%, Pastor Everaldo teve 2%, e Luciana Genro, 1%.

Zé Maria, Eduardo Jorge, Eymael, Levy Fidelix, Mauro Iasi e Rui Costa Pimenta tiveram menos de 1%. Brancos e nulos somaram 4%, e 19% não souberam ou não responderam.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade