PUBLICIDADE

Datafolha: Lula tem 50% dos votos válidos, e Bolsonaro soma 36%

Cenário mostra que disputa presidencial tem chance de acabar no 1º turno

29 set 2022 - 18h05
(atualizado às 18h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Lula, Bolsonaro, Ciro, Tebet e Soraya aparecem nas pesquisas
Lula, Bolsonaro, Ciro, Tebet e Soraya aparecem nas pesquisas
Foto: Montagem/Estadão Conteúdo/Terra

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 50% dos votos válidos (contagem exclui brancos, nulos e indecisos) para eleições presidenciais, segundo pesquisa do Datafolha nesta quinta-feira, 29. Já Jair Bolsonaro (PL) soma 36%, Ciro Gomes (PDT) aparece com 6%, Simone Tebet (MDB), 5%, e Soraya Thronicke (União Brasil), 1%. O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

O cenário que contabiliza os votos válidos, que não leva em consideração os votos brancos, nulos e os eleitores indecisos, é o mesmo procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado da Eleição. 

Em relação ao levantamento anterior, divulgado em 22 de setembro, Lula manteve o mesmo percentual, continuando com chance de vencer a disputa ainda no 1º turno. Bolsonaro oscilou de 35% para 36%, enquanto Ciro foi de 7% para 6%, Tebet manteve os 5% de intenções de votos, e Soraya Thronicke (União Brasil) apareceu com 1% contra 2% da semana passada.

O Datafolha também simulou uma eventual disputa de 2º turno entre Lula e Bolsonaro. O petista manteve 54% das intenções de voto, mesma porcentagem do levantamento anterior, enquanto Bolsonaro oscilou de 38% para 39%.

A pesquisa ouviu 6.800 pessoas em 332 municípios entre os dias 27 e 29 de setembro. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-09479/2022. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade