PUBLICIDADE

Ciro se compara a Churchill ao associar Bolsonaro a Hitler

Candidato do PDT afirmou ainda que o adversário tem uma 'SS', organização paramilitar do regime nazista

22 set 2018 - 11h44
(atualizado às 12h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, se comparou neste sábado, 22, ao ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill. Ao comentar o episódio desta sexta-feira, 21, quando se desentendeu com um eleitor de Jair Bolsonaro (PSL), o ex-governador do Ceará disse ainda que o rival tem uma 'SS', organização paramilitar de Adolf Hitler.

"O grande estadista do século XX, Winston Churchill, pagou o que estou pagando hoje, quando denunciou precocemente Hitler, nas preliminares do nazismo, que causou uma convulsão na humanidade e matou 70 milhões de seres humanos, pelo estigma do preconceito racial, do preconceito contra gays, mulheres, tudo isso que está na retórica e prática do Bolsonaro e do seu grupo de SS nazistóides", afirmou o pedetista.

Ciro Gomes voltou a chamar Bolsonaro de nazista
Ciro Gomes voltou a chamar Bolsonaro de nazista
Foto: Dida Sampaio / Estadão Conteúdo

Segundo Ciro, "o pior de todos" é o general Mourão, vice na chapa do PSL. O presidenciável do PDT acusou ainda o assessor econômico de Bolsonaro, Paulo Guedes, de dar "instrumentalização econômica para esse fascismo, quando propõe sistema de imposto que cobra mais de pobres que de ricos". "Tudo isso precisa ser denunciado, não importa o custo. É preciso enfrentar como Churchill fez. Foi chamado de Bocão, destemperado. Tudo que hoje estou sendo chamado", disse o candidato.

Em caminhada no Aglomerado da Serra, Zona Sul de Belo Horizonte, Ciro criticou, além de Bolsonaro, o segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto, Fernando Haddad (PT).

"Com todas as qualidades e virtudes de uma pessoa boa que Haddad é, não inteirou dois anos ainda, ele acabou de perder a reeleição em São Paulo, com o meu apoio e do Lula", lembrou Ciro. "Isso não diz nada contra a dignidade dele, mas diz muita coisa. Se uma pessoa que é prefeita não tem sequer 17% dos votos para sua reeleição, significa que não foi bem avaliado por sua população. E é a esse tipo de risco que vamos expor o Brasil?"

Ciro participou de caminhada ao lado do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil. É a primeira vez que os dois fazem campanha juntos nas ruas da capital. Kalil anunciou apoio ao ex-governador do Ceará no último dia 5, mesmo com seu partido participando da coligação de um dos concorrentes do pedetista, Henrique Meirelles (MDB), na briga pelo Palácio do Planalto.

Veja também:

Top Político: Haddad acena para Ciro em eventual governo e admite apoio do PSDB no segundo turno:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade