PUBLICIDADE

Ciro critica Lula, diz que Bolsonaro é pior e reafirma diálogo com PSD e União Brasil

Em sabatina, o pré-candidato à Presidência da República pelo PDT declarou que não há "nenhuma chance" de voltar a se aliar a Lula

20 abr 2022 - 12h54
(atualizado às 13h37)
Compartilhar
Exibir comentários
O pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT)
O pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT)
Foto: Gabriela Biló / Estadão

O pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, subiu o tom contra o ex-presidente Lula e afirmou que não vai se aliar ao petista para as eleições deste ano. O ex-governador do Ceará tem se posicionado contrário ao petistas nos últimos anos. 

"Lula hoje é parte central do problema brasileiro. A despolitização, a falta de pudor, a falta de humildade, o não aprendizado. Uma companheira nossa perdeu olho em 2016 e, no ano seguinte, Lula estava abraçado com os promotores do golpe. O escândalo de corrupção generalizado do Brasil que o Lula promoveu não ensinaram nada. O Lula acabou de fazer acordo com Geddel Vieira Lima na Bahia. Lula não aprendeu nada e está dizendo que vai manter o presidente do Banco Central do Bolsonaro. Não é possível mais conciliar, isso está destruindo o Brasil. Nenhuma chance [de voltar a se aliar a Lula]", disse Ciro em sabatina do UOL/Folha realizada nesta quarta-feira, 20.

Questionado sobre alianças com parte da chamada 'terceira via', Ciro reafirmou que está conversando com integrantes do PSD e do União Brasil.

"O [Luciano] Bivar [presidente do União Brasil] me convida em um jantar há um mês e pergunta se, se lançando candidato, eu aceitaria sentar em uma mesa de diálogo com tantas forças que representam antagonismo à polarização que também censuro. Considero que dialogar é fundamental. Mas minha condição, que é não ter inimigo da República no diálogo, está superada. Agora nós temos que entender qual o sentido desse diálogo", disse.

O pedetista ainda criticou a movimentação de Lula com os partidos. "Tenho me movimentado porque eu costumo respeitar as negociações. Diferentemente do Lula, que está destruindo organizações partidárias, especialmente aquelas que podem fazer sombra a um pensamento mais crítico e progressista, como está fazendo com PSOL e PCdoB e PSB, que é uma tragédia", afirmou. 

Viagem a Paris

Sobre a viagem que fez a Paris durante o segundo turno das eleições de 2018, Ciro negou que tenha viajado para não votar no então candidato Fernando Haddad (PT).

"Essa é outra mentira do Lula. Não viajei para não votar. Eu estava aqui e votei no Haddad. Declarei antes de encerrada a apuração que votaria contra o fascismo."

Lula ou Bolsonaro?

Durante a sabatina, o pedetista também foi questionado sobre quem seria pior: Lula ou Bolsonaro? Inicialmente Ciro perguntou se "Vale morrer?", mas depois respondeu que "Bolsonaro é pior, sem nenhuma dúvida".

"Bolsonaro é um grande corrupto, é incompetente e é fascista. Lula é uma pessoa que não tem escrúpulos, é arquiconservador, está destruindo a política brasileira, especialmente o campo progressista, mas é do campo da democracia. Isso faz uma diferença", explicou.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade