PUBLICIDADE

Candidato se inspira em bode eleito em Fortaleza há 92 anos

6 ago 2014 - 19h51
Compartilhar
Exibir comentários
Bacharel em filosofia usa corneta em campanha no Ceará:

Um candidato a deputado federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Ceará chama a atenção pela estratégia de campanha. Andando por Fortaleza, o bacharel em Filosofia formado na Universidade Estadual do Ceará e com título de especialista em direito ambiental, Adriano Roberto do Vale (nome para a urna: Adriano do Vale Vaqueiro Ioiô), usa a indumentária de um vaqueiro e uma longa corneta para ecoar canções que vão de Pink Floyd a cantigas e cirandas de rodas, da música do Relógio da Praça do Ferreira a Asa Branca.

Segundo o candidato, a inspiração vem da tradição cearense e, se eleito, sua principal bandeira de luta será a valorização e resgate da cultura nordestina. “Sempre estive ligado à história do Ceará. Resolvi fazer um trabalho que envolvesse o vaqueiro e que lembrasse a memória de um bode, que já foi eleito vereador de Fortaleza, o bode Ioiô. É uma referência ao humor cearense”, diz.

O animal que inspirou o candidato perambulava pela cidade e seguia boêmios, que lhe davam cachaça, na década de 1920, segundo a história popular da cidade. Foi eleito com a maior votação de 1922, como uma manifestação de protesto dos eleitores.

O "vaqueiro", segue explicando o Adriano do Vale, “é pra lembrar que o povo nordestino é sempre um forte”. Sobre a corneta, explica que é uma herança do movimento estudantil. “Essa corneta me acompanha desde 1987, do século passado. Ela trabalha os arquétipos e símbolos relacionados com os conhecimentos de psicologia que adquiri. Utilizo o som para chamar atenção e melhor gravar minha mensagem na memória das pessoas.”

Citando o repertório com Terezinha de Jesus, Jesus Alegria dos Homens, Se Essa Rua fosse Minha, o candidato afirma que recepção está sendo boa. “As reações são as mais variadas possíveis. Esses dias, um disse assim: ‘vou votar nesse doido mesmo, melhor que votar nesses ladrões’. Outro disse que de doido eu não tenho nada e que sou muito é sabido”, completou o candidato.

Dentre os principais pontos de divulgação da campanha utilizados por Adriano do Vale, as praças de Fortaleza, cartões postais e avenidas são os preferidos. Fora do período eleitoral o candidato presta serviço a Organizações não Governamentais (ONGs), como consultoria e formulação de projetos.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade