PUBLICIDADE

Bolsonaro lidera em São Paulo com 19%, aponta pesquisa Ibope

Em pesquisa realizada apenas com eleitores do Estado, deputado aparece em primeiro em cenário em que Lula é substituído por Jaques Wagner

29 jun 2018 - 21h36
(atualizado às 22h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) manteve a liderança da pesquisa de intenção de voto realizada pelo Ibope com eleitores do estado de São Paulo no cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso pela Operação Lava Jato por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Segundo o levantamento realizado a pedido da TV Bandeirantes, o parlamentar fluminense chega a 17% no cenário em que o petista é substituído pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, e 19% quando a vaga é ocupada pelo ex-governador da Bahia, Jaques Wagner.

O desempenho é similar ao obtido na última pesquisa, realizada no final de maio, em meio à greve dos caminhoneiros. Nela, Bolsonaro obteve 19% das preferências no cenário com Haddad. Como a margem de erro é de três pontos, Bolsonaro está tecnicamente empatado com o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), que obteve os mesmos 15% de intenção de voto da pesquisa anterior, e com a ex-ministra Marina Silva (Rede), que subiu de 11% para 13%. Os resultados independem do candidato petista testado.

Bolsonaro
Bolsonaro
Foto: DIDA SAMPAIO / Estadão Conteúdo

Ciro Gomes (PDT) aparece em quarto colocado, com entre 6% e 7% das intenções de voto, mesmo patamar de maio (6%). Haddad tem 3% das intenções no cenário em que seu nome é testado. Já Wagner não pontuou.

Alvaro Dias (Podemos) tem entre 2% e 3% das preferências. Henrique Meirelles (MDB) alcança 2% das intenções de voto e o ex-presidente Fernando Collor de Mello obtém entre 1% e 2%, a mesma faixa de João Amoêdo (Novo). Aldo Rebelo (Solidariedade), Guilherme Boulos (Psol), Manuela D'Ávila (PCdoB), Rodrigo Maia (DEM), Flávio Rocha (PRB), Levy Fidelix (PRTB), Paulo Rabello de Castro (PSC), Valéria Monteiro (PMN) e João Goulart Filho (PPL) pontuam entre zero e 1%.

Brancos e nulos foram 21% no cenário com Haddad e 28% no cenário com Wagner. O porcentual dos que não souberam ou não quiseram responder oscilou entre 4% e 5%.

Cenários com Lula

No cenário em que seu nome é testado, o ex-presidente chega a 24% das intenções de voto, nível ligeiramente superior ao de maio (23%). Com a avanço, ele deixa de empatar tecnicamente com Bolsonaro, que alcança os mesmos 17%. Em seguida, aparecem Alckmin (13%), Marina (8%), Ciro (4%), Alvaro Dias e Meirelles (2%). Os demais ficam entre zero e 1%. Brancos e nulos atingem 21% e não sabem/não responderam chegaram a 5%.

A pesquisa foi feita entre os dias 23 e 26 de junho, com 1008 pessoas. O número de registro no TSE é 03598/2018.

Veja também:

Fake news: campanha deve ajudar principalmente em relação às redes sociais:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade