Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bolsonaro e Tarcísio têm votação igual em São Paulo

Presidente derrotado e governador eleito ficam com 55,2% dos votos; atual chefe do Executivo vence em 548 cidades

31 out 2022 - 01h25
(atualizado às 15h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Jair Bolsonaro (PL) obteve um resultado quase idêntico no Estado de São Paulo ao de seu candidato ao governo estadual, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ambos com 55,2% dos votos válidos. Ele conseguiu 14,2 milhões dos votos válidos, 2,6 milhões a mais que Luiz Inacio Lula da Silva (PT).

Bolsonaro teve a preferência do eleitorado paulista em 548 dos 645 municípios do Estado - 85% do total. A vantagem foi ainda maior que a do primeiro turno, quando Bolsonaro havia vencido em 516 municípios. Entre as 32 cidades que "mudaram de lado" e preferiram o candidato do PL estão Barueri, na Grande SP, e São Sebastião, no litoral norte.

O atual presidente venceu ainda em alguns dos maiores municípios do Estado, como Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto, no interior, e Guarulhos, na região metropolitana da capital. Na cidade de São Paulo, porém, Lula ganhou com 53,5% — vantagem de 486 mil votos.

Lula teve melhor desempenho também em algumas cidades da região metropolitana da capital, como Osasco, Franco da Rocha e Rio Grande da Serra. Ele obteve maioria em São Bernardo do Campo (53,8%), seu reduto histórico de onde se projetou nacionalmente, mas perdeu nas outras principais integrantes do ABC, como São Caetano do Sul e Santo André.

Lula faz discurso por união: 'Não existem dois Brasis'

Presidente eleito prometeu trabalhar pela harmonia da sociedade e entre os Poderes

  • Tarcísio buscará perfis técnicos, mas vai enfrentar pressão de bolsonaristas em São Paulo

    Vencedor em sua 1ª eleição, ele precisará ser mais político do que técnico para governar o Estado mais rico do País

  • Estadão
    Compartilhar
    Publicidade

    Conheça nossos produtos

    Seu Terra












    Publicidade