PUBLICIDADE

TSE nega multa a Dilma por encontro com Lula no Alvorada

7 ago 2014 - 21h55
(atualizado às 22h29)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Presidente Dilma Rousseff se reuniu com ex-presidente Lula no Palácio da Alvorada em março; PSDB apontou uso da máquina pública, mas TSE descartou uso eleitoral do encontro</p>
Presidente Dilma Rousseff se reuniu com ex-presidente Lula no Palácio da Alvorada em março; PSDB apontou uso da máquina pública, mas TSE descartou uso eleitoral do encontro
Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula / Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou improcedente nesta quinta-feira a representação do PSDB contra a presidente da república, Dilma Rousseff, por uma reunião com seu antecessor no cargo, Luiz Inácio Lula da Silva.

O caso foi votado no plenário, que deu ganho de causa a Dilma. A votação foi de seis votos contrários à multa pedida, contra apenas um que julgava procedente o pedido.

O PSDB protestou após o encontro de Dilma com Lula no Palácio da Alvorada no dia 5 de março. Segundo o partido, o evento representava uso da máquina pública com finalidade eleitoral, infringindo o artigo 73 da Lei das Eleições (9504/1997), que veta o uso de bens (imóveis e móveis) da União por candidatos ou partidos.

Desta forma, a sigla pediu multa de R$ 100 mil à presidente. O caso começou a ser julgado em maio e teve sua conclusão apenas nesta quinta-feira. Os ministros entenderam que não haveria punição pois não houve ato público com finalidade eleitoral.

“Se a própria utilização da residência oficial no período de campanha, que é próximo às eleições, é lícito, quanto mais em período pretérito. Não vejo aqui qualquer ilicitude”, analisou o ministro Dias Toffoli.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade