Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Eleições na Argentina: quem ganha o 2º turno? Simulador online gera possíveis cenários

Um internauta criou uma plataforma para fazer estimativas sobre o comportamento de eleitores de forças políticas que ficaram fora de competição

23 out 2023 - 14h13
(atualizado às 15h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Foram realizadas neste domingo (22) as eleições presidenciais de 2023 na Argentina, onde o candidato do partido 'Unión por La Patria', Sergio Massa, recebeu 36,68% dos votos e enfrentará no segundo turno o candidato do 'La Libertad Avanza', Javier Milei, escolhido por 29,98% dos eleitores.

(
(
Foto: Reprodução/Cedoc / Perfil Brasil

Enquanto Patricia Bullrich ('Juntos por el Cambio'), Juan Schiaretti ('Hacemos por nuestro país') e Myriam Bregman ('Frente de Izquierda') ficaram de fora da competição, todos se perguntam o que poderia acontecer com as pessoas que votaram em suas forças. Por isso, um internauta criou um simulador de cenários de segundo turno para antecipar um possível vencedor.

A plataforma foi criada pelo usuário da rede social X - antigo Twitter - @hookdump, e se chama simuladordebalotaje.com. Esse recurso pressupõe que os eleitores do partido no poder e os do espaço fundado pelo economista libertário manterão o seu voto, e permite simular qual candidato os outros poderão escolher.

O recurso mostra os 6.267.152 votos que o 'Juntos por el Cambio' obteve e permite que uma porcentagem deles seja concedida a Massa ou Milei movendo um ponto dentro de uma barra. Ao mesmo tempo, permite a opção de considerar que parte desse eleitorado está inclinada a votar em branco.

O simulador faz o mesmo com os 1.784.315 votos obtidos pelo governador peronista de Córdoba e os 709.932 votos obtidos pelo deputado de esquerda. Tem ainda uma seção para as mais de 500 mil pessoas que votaram em branco nas eleições gerais, e o criador já anunciou que vai adicionar outra para considerar uma participação entre 4 ou 5% maior nos cadernos eleitorais, uma vez que mais eleitores poderiam ir às urnas no segundo turno, no dia 19 de novembro.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade