PUBLICIDADE

Qual o menor osso do corpo humano?

Compartilhar

Quando se observa um esqueleto, chamam a atenção diversos ossos grandes que são vistos facilmente. O maior de todos, por exemplo, é o fêmur, localizado entre o quadril e o joelho, que também é o mais resistente. Mas qual o menor osso do corpo humano, o mais difícil de ser enxergado no esqueleto?

Na imagem ilustrativa, o estribo aparece em rosa, ligado à bigorna
Na imagem ilustrativa, o estribo aparece em rosa, ligado à bigorna
Foto: Getty Images

É o estribo, localizado no ouvido, "mais precisamente dentro do osso temporal, em uma região chamada de orelha média", explica o Dr. Fernando Veiga Angélico Júnior, professor de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina do ABC. "Como o próprio nome diz, tem o formato de um estribo, e possui tamanho aproximado de 4 mm a 7 mm", conta Veiga.

Junto com a bigorna e o martelo, o estribo forma o conjunto de ossos responsável pela audição humana. "Sua função é transmitir o som que vem do exterior, vibra na membrana timpânica para o meio interno, até as terminações auditivas localizadas na orelha interna", explica o professor. A ligação entre estribo e bigorna é a menor articulação do corpo humano.

Caso rompido, ou se alguma doença afetar o estribo, se forma uma calosidade que dificulta a audição. Uma cirurgia considerada muito delicada pode recolocar o estribo no lugar, ou há a possibilidade de um osso artificial ser implantado no local, "uma prótese, cujo material é o teflon", explica Veiga.

Você tem perguntas sobre algo curioso ou inusitado? Então participe do Você Sabia?. Clique aqui e envie já a sua pergunta.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade