Pinguins podem voar?
Pinguins são aves características do hemisfério Sul, em especial da Antártida. Ao contrário do que se pensa, nem todas as aves voam e algumas conseguem fazê-lo apenas a pouca distância, como é o caso da galinha.
Mesmo sendo aves, os pinguins não voam. Segundo Daniel Ferrari, auxiliar de biologia do zoo de São Paulo, estes animais são adaptados à vida marinha e seus membros posteriores foram, evolutivamente, modificados em nadadeiras.
Ferrari lembra, porém, que os pinguins ganharam uma importante adaptação: a natação. O auxiliar de biologia explica que isto confere a eles o título de grupo mais especializado de ave marinha. Além das adaptações no membro posterior, essas aves possuem um corpo hidrodinâmico (lembrando o formato de um torpedo).
Um fato curioso relembra a habilidade de voar das aves em geral: a maneira como os pinguins saltam. É curioso, pois, ao saltarem, eles batem as asas. Ferrari diz que o motivo dessa ação é o equilíbrio.
"Seria o mesmo que um homem pulando de uma grande altura e girando os braços. Dessa forma, consegue manter a trajetória e a posição correta do corpo", explica.