UFRGS divulga lista com mais de 5 mil aprovados no vestibular
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou por volta das 16h30 desta sexta-feira o listão dos aprovados no vestibular 2013, que teve as provas aplicadas entre os dias 13 e 16 de janeiro. A previsão era que a relação fosse disponibilizada no sábado, mas a coordenação do vestibular conseguiu antecipar o resultado.
Enem ou vestibular: veja como é a seleção nas principais universidades do Brasil
Cotas: uma nova discussão nas universidades
A lista com os nomes dos 5.424 candidatos selecionados pode ser conferida no site, na versão móvel da página do vestibular e também em um mural no campus central da UFRGS. Os classificados para o primeiro semestre letivo devem estar atentos à divulgação da faixa horária para entrega de documentos obrigatórios exigidos no edital. Essas informações poderão ser consultadas a partir das 17h de amanhã, pelo site da UFRGS.
Esta edição do vestibular teve o maior número de ausentes desde 1994. Segundo a instituição, dos mais de 46 mil inscritos, 11.945 não compareceram aos quatro dias de prova, o que corresponde a um percentual de 25,83%. Em 1994, o exame registrou 26,5% de abstenção. Ao todo se inscreveram 46.244 candidatos para disputar vagas em 89 cursos de graduação.
Cotas
Em virtude da Lei das Cotas (sancionada pela presidente Dilma Rousseff no ano passado), as matrículas na UFRGS ocorrerão de forma diferente de anos anteriores. As alterações começam pela entrega da documentação exigida pelo edital em grupos separados, de acordo com o critério de renda. Para algumas modalidades, será necessário também comprovar rendimentos.
De acordo com a lei federal, 12,5% das vagas de cada curso e turno devem ser reservadas aos cotistas nos processos seletivos para ingressantes em 2013. O objetivo é atingir o percentual de 50% de cotistas em quatro anos. De acordo com as UFRGS, os ingressantes incluídos na política de cotas foram separados em quatro grupos: egressos do ensino médio de escola pública com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita; egressos do ensino médio de escola pública com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, com registro de autodeclaração étnico-racial (negro, pardo ou índio); egressos do ensino médio de escola pública com renda familiar bruta superior a 1,5 salário-mínimo per capita; ou egressos do ensino médio de escola pública com renda familiar bruta superior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita, com autodeclaração étnico-racial (negro, pardo ou índio).
Outra mudança é que além do listão de hoje, haverá outros dois chamamentos, dias 16 e 26 de fevereiro, antes da fase presencial de matrículas nas unidades, que ocorre de 6 a 8 de março. Já a encomenda de matrícula pela internet, via portal do aluno, ocorre de 1º a 8 de março.