PUBLICIDADE

UERJ 2025: inscrição para 1º Exame de Qualificação está aberta

As inscrições para o 1º Exame de Qualificação do Vestibular 2025 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) podem ser feitas até 6 de maio.

15 abr 2024 - 13h57
Compartilhar
Exibir comentários

A inscrição para o  Exame de Qualificação do Vestibular 2025 da UERJ já pode ser feita no site da seleção. Prazo segue aberto até 6 de maio. A taxa cobrada é de R$ 90. Os pedidos de isenção já foram recebidos e o resultado saiu no último dia 10. 

Uma das instituições que oferecem mais vagas no país, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) conta com um vestibular diferente e particular: primeiro, os estudantes fazem o Exame de Qualificação. Caso atinjam a nota esperada, os vestibulandos podem participar do Exame Discursivo e escolher o curso.

Esta prova é composta por questões objetivas e consiste na primeira fase da seletiva e será realizada duas vezes. Ou seja, os participantes têm duas chances de serem avaliados na primeira etapa da seletiva. 

Datas do Vestibular 2025 da UERJ

O Vestibular 2025 da UERJ é composto por dois Exames de Qualificação (EQ). Veja, abaixo, as datas das duas provas:

1º Exame de Qualificação UERJ 2025

  • Inscrições: 15/04 a 06/05

  • Locais de prova: a partir de 27/05

  • Provas: 09/06

  • Resultado: 14/06

2º Exame de Qualificação UERJ 2025

  • Inscrições: 15/07 a 05/08

  • Locais de prova: a partir de 24/08

  • Provas: 08/09

  • Resultado: 13/09

Lembrando que cada EQ possui seus próprios prazos. Os candidatos podem se inscrever em apenas um deles, o primeiro ou o segundo, como também nos dois. Será contabilizada a maior nota caso realize as duas avaliações de qualificação. 

Candidatos em dia de prova do vestibular da UERJ.
Candidatos em dia de prova do vestibular da UERJ.
Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil.  / Brasil Escola

Como é o vestibular da UERJ?

O vestibular da UERJ é diferente dos outros processos seletivos. Ele é formado por Exame de Qualificação + Exame Discursivo.

Veja abaixo os detalhes:

  • Exame de Qualificação: a universidade abre inscrições para duas dessas provas, as quais são formados por questões objetivas de conhecimentos gerais. No primeiro exame, são aprovados para a próxima etapa os candidatos que alcançam 40% do total da prova. Caso eles não atinjam essa nota, podem tentar o segundo exame de qualificação.

Vestibular 2025 da UERJ
Vestibular 2025 da UERJ
Foto: Foto - Divulgação / UERJ / Brasil Escola
  • Exame Discursivo: podem se inscrever nessa etapa os aprovados no exame de qualificação. Essa fase conta com redação e questões discursivas de acordo com o curso de escolha. É justamente nesse exame que os vestibulandos escolhem a carreira.

Para mais informações, acesse o edital do Exame de Qualificação do Vestibular 2025 da UERJ. 

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade