PUBLICIDADE

Medicina: Aprovada em 5 universidades públicas recomenda estratégia no estudo

Estudar de forma estratégica. Essa é dica de estudos de Angelica Toledo, 18 anos, aprovada em cinco universidades públicas para o curso de Medicina.

7 fev 2024 - 16h34
(atualizado às 16h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Estudar de forma estratégica. Essa é dica de estudo de Angelica Toledo, 18 anos, aprovada em vestibulares do curso de Medicina de cinco universidades públicas e uma particular.

aprovada em 5 vestibulares de universidades públicas
aprovada em 5 vestibulares de universidades públicas
Foto: Brasil Escola

Outra recomendação da jovem, para quem quer passar no vestibular de Medicina, é ter auto-confiança, acreditando que a aprovação virá. Conforme a aluna conta, ela confiou a Deus o objetivo da ser selecionada e teve muita fé e determinação.

"É preciso confiar em você e não olhar para os outros, olhe pra você. Não é impossível, eu consegui e você vai conseguir! Seja autoconfiante e estude estrategicamente, o resto é consequência!"

Angelica Toledo

Como estudar para vestibular de Medicina

A jovem estudou o ensino médio na rede pública, mas não foi aprovada assim que saiu no terceiro ano. Então, ela resolveu fazer o curso Oficina do Estudante, situado em Campinas (SP), para complementar os estudos. 

"No primeiro semestre, retomei os conteúdos que já tinha visto pela ótica do vestibular e acredito que esse foi o ponto de virada no meu caminho: entender que o que se aprende na escola não é cobrado no vestibular da mesma forma que nesse local", analisa. 

Para atingir seu objetivo de passar no vestibular para Medicina, Angélica sabia que precisaria se esforçar. Sendo assim, estudou das 7h às 18h30 de segunda a sexta e das 7h às 19h30 aos sábados.

E, quanto mais estudava, mais a estudante se sentia confiante e ganhava mais determinação para atingir seu sonho de cursar Medicina. Uma das lembranças da aluna foi ter se dedicado ao seu "calcanhar de Aquiles", que era a disciplina de matemática. Para isso, ela fez todas as provas abertas de matemática até 2018 e quase gabaritou a matéria.

"Fui ficando ótima no que era boa, e boa no que era mediana para conquistar a aprovação para as segundas fases e, na reta final, ouvi um conselho que fez diferença: foque no seu "calcanhar de Aquiles", que, no meu caso, era matemática"

Angélica Toledo

Dilema entre qual universidade escolher 

Angelica Toledo foi aprovada, em São Paulo, para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unep) e Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp).

Também foi selecionada em duas universidades em Minas Gerais: no vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e na Universidade Federal de Minas Gerais (UMFG), que ofereceu a vaga por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024.

A estudante chegou a ficar em um dilema entre qual universidade escolher, mas acabou optando pela Unicamp. 

"Ter passado no vestibular de Medicina é uma sensação de missão cumprida. É muito gratificante ver que todo esforço valeu a pena. Espero inspirar muita gente com a minha história", se emociona.

Crédito da imagem: 

[1] Arquivo pessoal

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade