PUBLICIDADE

Fuvest: candidatos ganham sorvete e ouvem gaita de fole para descontrair

A primeira fase da Fuvest é composta de 90 questões objetivas. O Terra fará a correção de toda a prova no começo da noite

24 nov 2013 - 16h09
(atualizado às 16h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Professor de cursinho tocou gaita de fole para descontrair estudantes antes da prova em Campinas
Professor de cursinho tocou gaita de fole para descontrair estudantes antes da prova em Campinas
Foto: Rose Mary de Souza / Especial para Terra

O prédio da Universidade Paulista (Unip) foi um dos locais de maior concentração de candidatos dentro os cinco pontos de aplicação da prova da primeira fase da Fuvest em Campinas (SP) neste domingo. Um pouco mais de 5 mil candidatos estavam inscritos e a chegada foi tranquila, sem registro de atraso como em anos anteriores.

Empresas de cursinhos preparatórios fizeram promoções com a distribuição de cerca de 1,5 sorvetes de fruta aos candidatos, e ainda canetas, réguas e material publicitário. O professor de história Michel Mendes foi vestido de escocês com uma a gaita de fole. Ele tocou em vários momentos "para descontrair" os vestibulandos.

Do lado de fora ficaram os pais, também com sua parcela de ansiedade por um bom resultado. A grande maioria dos acompanhantes a espera da finalização das provas era composta de famílias que viajaram muitos quilômetros pela prova.

O empresário Hilton Souza Júnior viajou de Espirito Santo até Campinas acompanhando o filho que tenta uma vaga de Física na Universidade de São Paulo (USP). Eles chegaram na sexta-feira e voltam na segunda. "É o sonho dele, ser um especialista em pesquisa", disse. O pai conta que sentiu o filho meu preocupado na noite anterior, mas acredita que não seja nada além que um estresse pré-prova.

A dona de casa Graça Borges deixou a cidade de Floriano, no Piauí, e embarcou com a filha para Campinas anteontem. A garota de 17 anos tenta Engenharia Mecatrônica pela primeira vez na Fuvest. A filha prestou Unicamp em Brasília, mas a opção era Engenharia Elétrica. "Ela esta tranquila, correu tudo bem e vamos esperar os bons resultados" disse.

Fuvest 2014

As provas da primeira fase da Fuvest serão aplicadas no domingo, dia 24 de novembro. Os portões serão abertos às 12h30, com início das provas às 13h. Não serão admitidos retardatários.

Para a realização do exame, será necessário levar documento original de identidade (com foto), caneta esferográfica (tinta azul ou preta), lápis nº 2 e borracha. Água e alimentos leves são permitidos. O candidato não poderá utilizar ou manipular, em qualquer área do prédio, aparelhos celulares ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico ou de telecomunicação.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/melhores-redacoes-da-fuvest/iframe.htm" data-cke-450-href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/melhores-redacoes-da-fuvest/iframe.htm">veja o infográfico</a>

A prova contem 90 questões do tipo teste de múltipla escolha e versa sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, matemática, física, química, biologia, história, geografia e inglês, com algumas questões interdisciplinares. A duração total da prova é de cinco horas. Não haverá tempo adicional para transcrição das respostas para a folha óptica. Por volta de 19h30 a Fuvest divulgará o gabarito da prova.

O resultado da primeira fase será divulgado no dia 16 de dezembro. As provas da segunda fase serão realizadas nos dias 5, 6 e 7 de janeiro de 2014.

Infográfico: Enem ou vestibular?

Saiba como é o processo de seleção nas principais universidades públicas brasileiras

 
<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/melhores-redacoes-da-fuvest/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/melhores-redacoes-da-fuvest/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade