Script = https://s1.trrsf.com/update-1785522911/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Oferecimento Logo do patrocinador
Publicidade

Vestibular 2027 da Unicamp terá 'overbooking' na 1ª chamada e novo curso sobre IA

Inscrições estão abertas até 31 de agosto; taxa é de R$ 230 e poderá ser paga até o dia 8 de setembro, caso o aluno não tenha sido contemplado com a isenção

3 ago 2026 - 18h06
Compartilhar
Exibir comentários

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu nesta segunda-feira, 3, as inscrições para o vestibular 2027. Entre as principais novidades para o próximo ano está a criação de dois novos cursos que ficarão sediados no campus de Limeira: de inteligência artificial e ciência de dados e de relações internacionais.

A Unicamp também anunciou que, quando divulgar a primeira chamada de aprovados no exame, o número de candidatos na lista será maior que o de vagas disponíveis, prática conhecida como "overbooking". De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), o objetivo é de otimizar o fluxo das matrículas.

Caso o número de matriculados seja maior que o de vagas, só serão efetivadas as matrículas até o número de vagas previstas, e os demais deverão retornar à lista de classificados e aguardar as chamadas seguintes, caso estas venham a ocorrer.

Unicamp afirma que seu vestibular é o segundo que chega a mais locais do Brasil, atrás apenas do Enem
Unicamp afirma que seu vestibular é o segundo que chega a mais locais do Brasil, atrás apenas do Enem
Foto: Denny Cesare/Estadão / Estadão

A Unicamp informou mudanças também na realização do próprio vestibular: ele será aplicado em mais duas cidades, Paulínia e Vinhedo. Assim, serão 33 locais de prova no Estado de São Paulo e outros seis em capitais de outras unidades federativas. De acordo com a Unicamp, o seu vestibular é o segundo que chega a mais locais do Brasil, atrás apenas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para os candidatos da cidade de São Paulo, será possível escolher a região do município onde será aplicado o exame, dentre as disponibilizadas pela Comvest. O preenchimento das vagas de cada local será por ordem de inscrição e candidatos com deficiência que precisem de assistência terão como opções somente os locais indicados pela organização da prova, que possuem a estrutura para recebê-los.

A Unicamp também tem o vestibular indígena, voltado para alunos indígenas de escolas públicas, que terá inscrições em novembro e cuja prova normalmente ocorre em janeiro. Essa prova é realizada em seis cidades: Campinas (SP), Campo Grande (MS), Recife (PE), Santarém (PA), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM).

Inscrições

As inscrições vão até 31 de agosto e são feitas online. A primeira fase do exame ocorrerá no dia 18 de outubro, com 72 questões objetivas, e a segunda será em 29 e 30 de novembro, com questões dissertativas. Ao todo, são oferecidas 2.523 vagas em 70 cursos de graduação.

A taxa de inscrição é de R$ 230 e poderá ser paga até o dia 8 de setembro, caso o aluno não tenha sido contemplado com a isenção. É possível fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área.

Veja as cidades onde ocorre a prova:

  • Americana;
  • Araçatuba;
  • Barueri;
  • Bauru;
  • Belo Horizonte;
  • Botucatu;
  • Bragança Paulista;
  • Brasília;
  • Campinas;
  • Campo Grande (vestibular indígena);
  • Curitiba;
  • Fortaleza;
  • Franca;
  • Guarulhos;
  • Indaiatuba;
  • Jundiaí;
  • Limeira;
  • Lorena;
  • Marília;
  • Mogi das Cruzes;
  • Mogi Guaçu;
  • Osasco;
  • Paulínia;
  • Piracicaba;
  • Presidente Prudente;
  • Recife;
  • Ribeirão Preto;
  • Salvador;
  • Santo André;
  • Santos;
  • São Bernardo do Campo;
  • São Carlos;
  • São Gabriel da Cachoeira (AM) (vestibular indígena);
  • São João da Boa Vista;
  • São José do Rio Preto;
  • São José dos Campos;
  • São Paulo;
  • Sorocaba;
  • Sumaré;
  • Tabatinga (AM) (vestibular indígena);
  • Valinhos;
  • Vinhedo.
Estadão
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra